BÊNÇÃOS DO SENHOR: NA VIDA DIÁRIA

image

' Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. '

( Salmos 127:1-2 )

Este é um Salmo de Salomão e ele entendeu que a obra do homem tinha o seu lugar, mas era de pouca utilidade sem a obra e a bênção de Deus. Sem a atuação de Deus, aqueles que constroem qualquer coisa: casa, cidade, empreendimento, trabalham em vão. A grande lição aqui é que nenhuma construção ou obra tem sucesso se Deus não for levado em consideração. Este texto é demasiadamente importante porque tanto naqueles dias como nos dias de hoje, muitas pessoas estão tentando viver suas vidas sem o Todo-Poderoso.

O texto continua: “se o SENHOR não guardar a cidade...”: O vigia ou sentinela tem sua função e deve permanecer vigilante, mas a obra e a bênção de Deus são necessárias para realmente proteger a cidade. A palavra chave aqui é GUARDAR. É especialmente significativo que Salomão tenha escrito este salmo, porque ele sabia o que era construir uma casa e proteger uma cidade. Salomão compreendeu que, embora houvesse muito esforço e participação das pessoas na construção do Templo e até da grande cidade de Jerusalém, era a obra e bênção de Deus a parte mais importante.

Observe que o salmista toca num assunto muito delicado, mas necessário: A vaidade de se confiar na força do homem. “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono”.

Deduzimos que Salomão não falou contra o trabalho árduo, porque vários dos seus provérbios elogiam o trabalhador que se levanta cedo (Provérbios 6: 6-11). Desde o primeiro versículo deste salmo, entendemos que Salomão se referia à confiança que muitos depositam em seu árduo trabalho e à ansiedade que demonstrava confiança em si mesmo, não em Deus (comer o pão das dores).

Meu irmão e minha irmã, quantas pessoas estão vivendo uma vida de miséria mesmo com muito trabalho, preocupando-se com as próprias decepções, consumidos pela inveja do progresso dos outros e excessivamente atormentados pelas perdas e sofrimentos. Quantos pais negligenciam suas famílias porque se enveredam pelo caminho do trabalho excessivo, em busca de riquezas e sucessos para no final, apenas perderem o mais importante de tudo: sua família. Você prestou atenção na grande promessa do versículo 2? “pois assim dá ele aos seus amados o sono”. Vamos trabalhar sim, mas vamos confiar nas bênçãos do Senhor, que vai nos fazer prosperar no tamanho certo e nos guardar e à nossa família de todo mal e assim, poderemos dormir tranquilamente. Amém?

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web