LÍNGUA PECAMINOSA
'
Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu. Senhor, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora. Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora? '( Salmos 120:1-3 )
As redes sociais nasceram com o objetivo de criar conexões entre as pessoas, facilitando o conhecimento e a possibilidade de fazer novos amigos, compartilhando com eles nossos sonhos, conquistas e até a nossa privacidade. Claro que isso foi perdendo a sua essência no momento em que pessoas no Facebook conquistaram 400, 500 ou muito mais amigos. Nesta fase não queremos compartilhar tudo com eles. Por outro lado, para muitos, estas redes sociais, simplesmente se tornaram um lugar para comentar ou partilhar problemas, mas não mais para se criar relacionamentos. O Twitter, por exemplo, nos oferece a possibilidade de seguir pessoas e celebridades do nosso interesse, saber novidades, etc. Mas há algo que não pode ser evitado, as redes sociais tornaram-se um centro de desrespeito, insultos e humilhações que em muitos casos acabam em tribunal. É realmente fácil fazer isso atrás da tela de um computador, assim como é muito fácil criticar os outros quando eles não estão lá. É muito fácil mostrar uma ‘língua venenosa’, independentemente do estado emocional da outra pessoa.
Este Salmo é cantado pelos peregrinos que viajavam para Jerusalém, no modo como cantavam esta canção referente aos Samaritanos: "Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora?". O escritor se refere àqueles que tentaram destruí-lo de forma baixa, com críticas, com mentiras e deixando-o numa situação de muito mal estar.
Quanto poder a língua tem! Ela é capaz de destruir relações estabelecidas há anos. É capaz de ferir a alma e produzir feridas profundas. Ser criticado pelas costas, receber insultos, certamente não é agradável, mas é algo que acontece. O que podemos fazer sobre isso? Simplesmente se calar e não responder a estes ataques, mas clamar a Deus, o Deus misericordioso, o Deus que pode transformar o coração de quem usa sua língua para o mal.
Meu irmão e minha irmã, o que temos feito com nossas palavras? São palavras de destruição ou construção? Elas produzem algo bom ou caímos no pecado da crítica e da calúnia? A língua é indomável e pode estragar tudo o que é bom que esteja no nosso coração. Faremos bem se enchermos o nosso coração de Deus para nos assemelharmos a Ele. Joguemos fora os pecados do coração: a inveja, o ciúme, a mentira, a crítica e ponhamos a nossa boca para abençoar. Que saia apenas palavras de bênção para os outros. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!