A PALAVRA MAIS VALIOSA
'
Fizeste bem ao teu servo, Senhor, segundo a tua palavra. Ensina-me bom juízo e ciência, pois cri nos teus mandamentos. Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra. Tu és bom e fazes bem; ensina-me os teus estatutos. Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu com todo o meu coração guardarei os teus preceitos. Engrossa-se-lhes o coração como gordura, mas eu me recreio na tua lei. Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata. '( Salmos 119:65-72 )
A importância que damos às coisas, sem dúvida, está baseada no tratamento que damos a elas: Quanto mais cuidamos de algo, mais isso mostra que nos importamos com ele. Leia novamente a porção do texto de hoje.
Se as últimas palavras do salmista, nesta porção de hoje, também são verdadeiras para nós, muitos podem pensar que ter uma Bíblia bem cuidada é um símbolo de amá-la, mas neste aspecto é o oposto: Uma Bíblia amada é uma Bíblia usada, suja, com páginas rasgadas e capa desmontada, pintada, cheia de anotações, em mil e uma cores. Não é lógico amar o que mudou nossas vidas?
Isso era comum há 10 ou 15 anos. Uma boa parte dos cristãos tinham sua Bíblia desgastadas. Hoje, porém, com o surgimento de novas tecnologias parece que isso diminuiu. Em muitos casos, trata-se apenas de uma boa desculpa para não amá-la ou não usá-la. Que alegria ver Bíblias desgastadas por seu uso! É uma alegria ver como ainda existem pessoas que gastaram ‘sua espada’ de tanto usá-la.
Lembro de uma experiência que vivi quando tinha 18 anos (faz tempo). Era um encontro de jovens e após a pregação, o jovem pastor disse para darmos para alguém, ali naquele encontro, algo que nos fosse precioso. Ao meio lado estava uma visitante. Era sua primeira vez conosco. Ela não tinha Bíblia. As leituras durante o culto, ela leu comigo. Quando diante do apelo do pastor, eu pensei muito. O que eu tinha de mais precioso era minha Bíblia. Ela era minha companheira de anos. Tinha anotações em várias partes. Tinha muitos versículos que destaquei com lápis de cor. Fiquei numa angustia, porque ela era especial para mim. Mas pensei naquela moça. Ela não tinha nenhuma Bíblia. Então, respirei fundo e fiz uma doação. Ela ficou muito agradecida. Pude vê-la usando em outras oportunidades. Eu, comprei outra Bíblia e comecei novamente minha maratona de leitura e anotações.
Meu irmão e minha irmã, ouso perguntar: É muito provável que se algum de nossos pertences fosse tirado de nós, ficaríamos muito nervosos, irritados e alguém até choraria por isso. Mas se perdêssemos nossa Bíblia, sofreríamos algum tipo de perda? Espero que a resposta seja SIM, porque sem dúvida é a Palavra mais valiosa que existe no mundo: É uma PALAVRA QUE GERA VIDA.
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!