A PALAVRA QUE LIBERTA

image

' Ó SENHOR Deus, mostra-me o quanto me amas e livra-me dos meus inimigos, de acordo com a tua promessa! Então saberei responder aos que me insultam, pois eu confio na tua palavra. Ajuda-me a falar sempre a verdade, pois a minha esperança está nos teus julgamentos. Todos os dias obedecerei à tua lei; eu sempre a cumprirei. Viverei à vontade, livre de perigos, porque tenho procurado seguir os teus ensinamentos. Anunciarei aos reis as tuas ordens e não ficarei envergonhado. Os teus mandamentos me trazem alegria, pois eu os amo. Respeito e amo os teus mandamentos e medito nas tuas leis. '

( Salmos 119:41-48 )

Sem dúvida, hoje mais do que nunca parece que a liberdade, pelo menos no Ocidente, é total. De forma geral todos podem fazer o que quiserem. As regras vão desaparecendo aos poucos e assim, cada um assume a postura de que pode fazer o que quiser. Só a moralidade social vai realmente marcando os limites desta liberdade. Só nossas consciências vão demarcando até onde podemos ir em nossas ações.

Mas somos realmente livres? Podemos fazer o que quisermos? Não. Veja o que o salmista diz: "Ó SENHOR Deus, mostra-me o quanto me amas e livra-me dos meus inimigos, de acordo com a tua promessa! Então saberei responder aos que me insultam, pois eu confio na tua palavra. Ajuda-me a falar sempre a verdade, pois a minha esperança está nos teus julgamentos. Todos os dias obedecerei à tua lei; eu sempre a cumprirei. Viverei à vontade, livre de perigos, porque tenho procurado seguir os teus ensinamentos. Anunciarei aos reis as tuas ordens e não ficarei envergonhado. Os teus mandamentos me trazem alegria, pois eu os amo. Respeito e amo os teus mandamentos e medito nas tuas leis. "

Não existe homem livre: Somos todos escravos de nossos corações. Ninguém pode realmente dizer que faz o que quer, porque na verdade o pecado nos escraviza e nosso coração tende a fazer o mal. Podemos até querer nos inclinar para tudo o que aparentemente poderia ser bom, mas a realidade é que no final, fazemos o contrário e esta liberdade que pensamos ter nada mais é do que uma falsa liberdade, porque continuamos a ser escravos do pecado e a sociedade, com sua moralidade decadente, nos mostra cada vez mais o quanto escravos somos.

Mas existe uma verdadeira liberdade: A liberdade que se encontra na verdade descrita na Bíblia – A VERDADE DE DEUS. Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32) e também: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6). Jesus É A VERDADE que nos liberta. Ele oferece uma LIBERDADE que vem de forma misericordiosa, porque nós não a merecemos. É uma LIBERDADE que nos salva. É uma LIBERDADE que nos livra dos ataques do inimigo. É uma LIBERDADE para andar nos preceitos divinos. É uma LIBERDADE para amar a Deus e não ser controlados pelo pecado. A grande questão é: O QUANTO REALMENTE DESEJAMOS ESTA LIBERDADE QUE DEUS NOS OFERECE?

Alguns dirão: “Seguir a Bíblia é LIBERDADE? É trocar de ‘senhor’, porque você continuará sendo escravo”. Seria realmente isso? Certas regras não são aprisionamento. Nas ruas existem PLACAS alertando sobre determinados perigos. Mesmo que a placa diga NÃO corra, NÃO dirija alcoolizado, NÃO desça a Serra quando houver neblina e tantos NÃOS, nenhum destes NÃOS são aprisionamento. Na verdade são 'ofertas' de liberdade para se viver mais e melhor. Liberdade para não causar danos a si e aos demais. Mas o motorista tem a ‘liberdade’ de NÃO obedecer? Sim, mas assume o risco. Na vida espiritual é a mesma coisa. Deus deixa PLACAS DE ALERTAS e nós decidimos se seguimos os conselhos dEle ou dos demais caminhantes da vida, muitos dos quais na tentativa de se “libertarem de Deus”, NÃO respeitam os alertas e colocam em perigo suas vidas e dos demais. E tem quem diga que isso é liberdade.

Meu irmão e minha irmã, para sermos livres precisamos conhecer A VERDADE, amar os Seus Mandamentos e meditar neles. Precisamos reservar um tempo no nosso dia a dia, para examiná-los, porque só eles vão nos guiar à plena liberdade de Jesus Cristo. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web