ENSINA-ME A TUA LEI

image

' A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra. Eu te contei os meus caminhos, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos. Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas. A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. Desvia de mim o caminho da falsidade, e concede-me piedosamente a tua lei. Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos. Apego-me aos teus testemunhos; ó Senhor, não me confundas. Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração. '

( Salmos 119:25-32 )

O salmista está deprimido. Seu espírito está despedaçado. Ele se sente como que caído na poeira e não consegue melhorar seu ânimo e humor. Ele lembra do que aprendeu, que na morte, a pessoa volta ao pó e ele se sente tão péssimo que é como se já estivesse praticamente morto. Ele se volta em sua melancolia para o Senhor e busca a vida. Somente o Senhor pode erguê-lo por meio da Palavra do Senhor. Quando esse clima melancólico se instala em nosso coração e mente, é bom recorrer aos Salmos. Nos Salmos podemos encontrar as palavras que nos ajudam a expressar como nos sentimos. Quando nosso espírito está deprimido, nos sentimos solitários, mas parece menos solitário quando podemos ver que o salmista se sentiu da mesma maneira. Também aprendemos com o exemplo do salmista que qualquer que seja o sentimento que temos, é bom levá-lo à presença do Senhor.

O salmista fez um relato completo do que aconteceu com ele e o Senhor respondeu. O salmista deseja ser ensinado por meio da Palavra de Deus. O salmista pede ajuda para entender os preceitos de Deus, assim como buscamos a ajuda do Espírito Santo para nos capacitar a entender a Palavra de Deus. Quando ele entende a Palavra de Deus, ele é capaz de meditar nas maravilhosas obras do Senhor.

A alma do salmista se cansa de tristeza. Não sabemos por que ele estava tão triste. Talvez a perda de um amigo, o rompimento de um relacionamento ou apenas decepção consigo mesmo. Ele vem à Palavra de Deus e pede a Deus para fortalecê-lo por meio da Palavra.

O salmista sabe, por meio da Palavra, que o coração humano pode ser muito enganoso, por isso ora para que Deus o proteja dos caminhos enganosos e mostre Sua graça por meio de Sua Palavra. O salmista tomou uma decisão consciente de seguir um caminho de fidelidade ao Senhor. Ele escolheu colocar seu coração na Palavra de Deus. Esse tipo de compromisso é uma decisão que precisamos tomar. O salmista tomou essa decisão e está determinado a se apegar à Palavra de Deus. Afastar-se da Palavra de Deus é correr o risco de errar e passar vergonha. O salmista precisa da ajuda do Senhor para evitar errar. A Palavra de Deus o libertou e nessa nova liberdade ele corre no caminho dos mandamentos do Senhor.

Meu irmão e minha irmã, ao longo da vida enfrentamos muitas dificuldades que afetam nosso ânimo e humor. Às vezes, sentimos que é difícil aceitar o desenrolar do caminho que tomamos na vida. Ansiamos por algo diferente como se esta vida fosse tudo o que existe. Precisamos da ajuda do Senhor para ter uma perspectiva adequada sobre nossa vida. Por mais estranho que pareça, o Senhor já nos deixou as devidas instruções em Sua Palavra. O que precisamos é entender essa Palavra para que, por meio dela, sejamos fortalecidos ao ponderarmos sobre Suas grandes obras de salvação a nosso favor. E este entendimento só vai acontecer quando dedicarmos tempo em estudar a Palavra de Deus. Vamos fazer isso? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web