EM BUSCA DA SANTIDADE

image

' Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca. Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos. Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. '

( Salmos 119:9-16 )

A importância de uma palavra na internet é medida pelo número de vezes que ela é pesquisada no Google. Este é o valor usado para calcular o interesse dessa palavra, pessoa ou coisa. Se tivéssemos que fazer uma classificação das palavras mais usadas na Bíblia, isso sem dúvida nos ajudaria a ter uma ideia das coisas que Deus mais deseja enfatizar. Uma das palavras que pela nossa lógica mais deveria aparecer é a palavra santidade, pois é um aspecto que enfatizamos muito na nossa pregação, mas a realidade é que a palavra hebraica קָדוֹשׁ (qadowsh) aparece 116 vezes, em 106 versículos do Antigo Testamento.

Estamos dando à santidade um papel que Deus não deu a ela? Estamos colocando a santidade em um lugar que não pertence a ela? Essas perguntas nos levam a uma conclusão: A Bíblia deve ser lida nas entrelinhas. Santidade é um tema recorrente na Bíblia, embora a palavra escrita não apareça tantas vezes como imaginávamos, mas esses versículos do Salmo 119 são um exemplo de sua importância: "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca. Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos. Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra".

A questão como o texto começa já nos lança a ideia de santidade. Manter o ‘caminho puro’ não é sinônimo de ‘ser santo’? Claro que sim. Não há dúvida disso. A santidade não é um estado moral, nem um pensamento: É um estilo de vida, diferente e marcado. Mas podemos nos perguntar: Como posso ser santo? Como posso promover minha santidade? Posso fazer algo a respeito? As respostas a essas perguntas podem ser muitas e variadas, mas há uma verdade central: A santidade só pode ser alcançada conhecendo seus requisitos, e isso só é encontrado na Bíblia.

A Bíblia mostra os requisitos para alcançar a santidade, e este texto mostra-os claramente para nós. Começa por GUARDAR A PALAVRA e ORAR A DEUS para nos ajudar a permanecer firmes em Seus mandamentos. Isso produz em nós o desejo do bem e de não ofender a Deus com nossos pecados. Esse ‘desejo de não errar’ nos faz implorar a Deus para que nos ajude a interpretar corretamente a Bíblia (nossa fonte de instrução), ao mesmo tempo em que nos faz entender que a obediência a Deus é maior do que qualquer riqueza ou prêmio nesta terra.

Meu irmão e minha irmã, se começarmos a meditar na Bíblia, não apenas para lê-la, mas para compreendê-la em sua profundidade, isso produzirá uma alegria espiritual imensurável e assim guardaremos o que lermos, que permanecerá gravado como ‘fogo’ em nossos corações. Que lindo e tremendo é isso! Não desistamos nem nos cansemos, muito pelo contrário: continuemos em busca da santidade. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web