O CAMINHO DO CRISTÃO
'
Quando Israel saiu do Egito, e a casa de Jacó de um povo de língua estranha, Judá foi seu santuário, e Israel seu domínio. O mar viu isto, e fugiu; o Jordão voltou para trás. Os montes saltaram como carneiros, e os outeiros como cordeiros. Que tiveste tu, ó mar, que fugiste, e tu, ó Jordão, que voltaste para trás? Montes, que saltastes como carneiros, e outeiros, como cordeiros? '( Salmos 114:1-6 )
O Salmo 114 é um relato poético do evento histórico do Êxodo. Veja como o Salmo simplesmente percorre todo o relato de Deus ocasionando o Êxodo. Em todo este evento, vemos o controle total que Deus tem sobre toda a criação. O salmista diz, poeticamente, que Deus faz dançar a criação para facilitar a caminhada de Seu povo. Este Salmo nos dá um relato muito condensado e compacto dos eventos que aconteceram ao longo de muitos anos.
Os primeiros dois versículos nos contam o que Deus fez por seu povo. Os versículos 1 e 2 falam da saída do Egito e da separação do povo de uma língua estrangeira. Pelos relatos bíblicos, entendemos que parece que o povo foi se submetendo a esta escravidão, como se nada pudesse ser feito. A escravidão não era da vontade de Deus e já que o povo não tomava uma iniciativa, o próprio Deus tem que agir e tirá-los do meio de um povo que não falava a mesma língua. Você já se sentiu num lugar, falando com pessoas que parece não estar nem aí com o que você fala? Não entendem teus “princípios de vida” e nem querem entender? Pior quando zombam daquilo que cremos e vivemos. Não é mesmo? A melhor coisa seria não andar mais com pessoas assim. Nem sempre é possível. Voltando ao texto, Deus tira Seu povo do Egito, e os leva para longe daquilo que é estranho para se tornarem Seu santuário, Seu domínio.
Os versos 3 a 5 nos falam do impacto que isso teve na criação. O mar olhou e fugiu, o Jordão voltou atrás; as montanhas saltaram como carneiros, as colinas como cordeiros. “Para onde olhou a criação, por que o mar fugiu?”. A criação olhou para o que Deus lhe havia feito e para o povo de Deus em marcha. O que tornava esse bando insignificante tão "significativo" era que Deus estava no meio deles. Ao nos lembrarmos dos detalhes desse relato, o povo de Deus estava correndo para salvar suas vidas. Eles foram cercados pelo mar e pelas montanhas de ambos os lados, e perseguidos pela fúria de um exército egípcio indignado. ‘Por que você nos trouxe aqui para morrer no deserto?’ A palavra do Senhor veio a eles por meio de Moisés, ‘fique parado e veja a salvação de Deus’. Aqui no Salmo 114, o poeta apresenta a criação inanimada como se ela tivesse a capacidade de ver claramente o que o povo de Deus mal conseguia ver. O mar deu uma olhada no povo de Deus com Deus no meio e fugiu. As montanhas com sua grandiosidade deslumbrante, dando a todos a impressão de que eram sólidas e invencíveis por toda a eternidade, foram levadas a pular como carneiros e as colinas a pular como cordeiros.
Por fim, nos versos 5 e 6, o poeta fala diretamente com a criação e pergunta por que ela estava com medo: “Explique o seu comportamento, o que você viu que o fez agir assim?”. O salmista revela o que já sabemos. Foi a presença do Senhor que fez a diferença. Mas era a presença do Senhor com o Seu povo, eles eram o Seu santuário: é onde Deus está presente.
Meu irmão e minha irmã, que grande lição para nós. Deus mostrando que os obstáculos foram removidos na face do povo de Deus. Deus apresenta Seu povo como o instrumento, um corpo invencível de pessoas porque Deus estava com eles. Este Deus do passado é o Deus do presente. Este Deus do povo de Israel daquele tempo do Egito é o Deus de todos os que creem nEle durante os séculos, incluindo a nós. O Novo Testamento diz que Deus vem habitar em nós, Seu povo. Somos o Santuário de Deus, o Templo do Espírito Santo. A grande verdade é que nós, éramos escravos do pecado e Deus nos conduziu para a Salvação. Nesta jornada, vimos muitos “atos miraculosos de Deus” a nosso favor. Até quanto percebemos isso? Como temos nos comportado diante de tamanha verdade? Vamos levar a sério a nossa salvação. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!