ME DERAM MAL PELO BEM QUE OFERECI
'Ó DEUS do meu louvor, não te cales, Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa. Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa. Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração. E me deram mal pelo bem, e ódio pelo meu amor.'
( Salmos 109:1-5 )
Esta é uma história que eu já vivi.
Começo hoje esta meditação, contando uma experiência triste que passei há muitos anos, com um casal que ajudei, aconselhei, apoiei quando a maioria os rejeitavam, e no final, mentindo e enganando, se colocaram como meus inimigos. Na época, fiquei muito magoado com o que me fizeram, pois algo estranho aconteceu. Todo sentimento que tinham de gratidão, por tudo o que lhes tinha feito, se transformou em ódio e perseguição.
Não foi fácil viver aqueles tempos. Uma avalanche de coisas ruins sobrevieram sobre minha vida e família. Em meio a tantas outras dificuldades, ainda estava sofrendo aquela injustiça. Como entender? Como aceitar? Como explicar?
Mas o salmista faz sua oração, e pede de Deus uma ação em seu favor.
Às vezes Deus demora para nos responder, porque nós mesmos precisamos 'processar' o que está nos ocorrendo. É mais fácil sofrer a pena quando reconhecemos que erramos, mas aceitar a injustiça? Isto não. E como entender a injustiça sem sofrê-la? E como aprender sobre o perdão, sem o dano? E como aconselhar com propriedade sem passar pela experiência?
É, meu irmão e minha irmã, as maiores lições da vida, são aquelas aprendidas com dor e sofrimento. Enquanto maior o dano, mais difícil de se perdoar. Enquanto maior a dificuldade de se perdoar, tanto mais obscuro é o entendimento do sacrifício de Jesus em pagar o preço de nossa reconciliação com Deus e Seu perdão por nós pecadores, demonstrado na cruz. Só entendemos o que é AMOR e PERDÃO quando percebemos o tamanho do nosso pecado e quanto custou a Deus e a Jesus o Seu AMOR e PERDÃO por nós. Se Jesus me perdoou, como não perdoar? Se Deus tanto me amou, como não amar? Creio que a nossa maior lição neste dia é revermos nossa história, nossos sofrimentos sem causa e toda injustiça sofrida, e colocarmos tudo isto diante de Deus. Não pedindo que Deus 'detone' aqueles que nos magoaram, mas pedindo que Ele nos ajude a perdoar, para podermos seguir em frente.
A falta de perdão é como uma bola de ferro presa em nossos pés, nos impedindo de andar. Perdoar é se libertar. Outra coisa que aprendi: O perdão cura o perdoado se ele verdadeiramente se arrependeu do mal que fez. Mas o perdão de qualquer forma cura o perdoador, de todo mal que sofreu. Difícil de entender, mas necessário para se viver. Vamos refletir sobre isso neste dia? Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!