CLAME, AGRADEÇA E OBSERVE O DEUS TODO PODEROSO AGIR!
'
Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou das suas dificuldades. Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição. Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens. E ofereçam os sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo. Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as benignidades do Senhor. '( Salmos 107:19-22 e 43 )
Normalmente fazemos julgamentos de valor sobre as pessoas. Baseamos nossos relacionamentos nos fatos, sejam eles bons ou ruins. Nos aproximamos daqueles por quem temos bons sentimentos e nos afastamos daqueles com quem não nos relacionamos. As relações humanas baseiam-se principalmente na forma como agimos e nas ações que cada um reage. Interagimos com aqueles que segundo nosso sistema de valores concordam com o nosso e simplesmente ignoramos aqueles que não agem da maneira que nós consideremos ser o correto.
Sob essa premissa, encontramos outro tipo de relacionamento: O relacionamento com Deus. O que afeta nosso relacionamento com Deus? Toda a Bíblia se encarrega de nos apresentar o único Deus verdadeiro, Aquele que não mudou Sua essência desde o início e Aquele que por toda a eternidade é o mesmo. “Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou das suas dificuldades. Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição. Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens. E ofereçam os sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo. Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as benignidades do Senhor."
O Salmo nos convida a fazer três coisas: clamar, agradecer e observar (prestar atenção a...). É comum quando passamos pela primeira experiência com Deus, quando reconhecemos o quanto somos pecadores e quão longe estamos dEle, e mesmo assim, Seu amor foi tão grande que nos alcançou, sentimos algo tão lindo, que chamam de Primeiro Amor. É verdade que Deus foi quem primeiro nos amou e é por isso que o amamos. Mas no decorrer da caminhada com Deus, nos frustramos com Seus atos, porque Ele não fez algo que queríamos ou fez algo completamente diferente do que esperávamos. Isto aconteceu uma, duas e mais vezes. Agimos com Deus como agimos com as pessoas. Se Ele não faz o que achamos que é o certo ou o que eu queremos, nos afastamos. Desta forma, nosso relacionamento se esfria. De repente, percebemos uma falta de amor. Com certeza não é da parte de Deus, mas da nossa.
Este Salmo nos convida a voltar a amar a Deus, por quem Ele É e pelo que FAZ. Na angústia, Deus estende Sua mão e Seus braços para nos pegar, nos resgatar, nos abraçar e para nos dar segurança.
Meu irmão e minha irmã, somos desafiados a clamar a Deus em meio à nossa angústia e Ele nos livrará dos nossos problemas. Deus não quer e nem dá nada de mal aos Seus filhos, portanto, clamemos a Deus hoje e imploremos por ajuda. Mas quando Deus nos socorrer, não nos esqueçamos de Sua bondade. Sejamos gratos. Todo o Salmo nos mostra a bondade de um Deus Todo-Poderoso. Sejamos gratos a Ele. Por último, talvez o mais importante: Prestemos atenção a tudo o que Deus fez e inevitavelmente vamos sentir, novamente, aquele primeiro amor que um dia sentimos por Ele, e não apenas pelo que Ele faz, mas por Sua essência, que é simplesmente espetacular. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!