AS MARAVILHOSAS OBRAS DO SENHOR PARA A HUMANIDADE

image

' Vós, semente de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos. Ele é o Senhor nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra. Lembrou-se da sua aliança para sempre, da palavra que mandou a milhares de gerações. A qual aliança fez com Abraão, e o seu juramento a Isaque. E confirmou o mesmo a Jacó por lei, e a Israel por aliança eterna, Dizendo: A ti darei a terra de Canaã, a região da vossa herança. Porque se lembrou da sua santa palavra, e de Abraão, seu servo. E tirou dali o seu povo com alegria, e os seus escolhidos com regozijo. E deu-lhes as terras dos gentios; e herdaram o trabalho dos povos; Para que guardassem os seus preceitos, e observassem as suas leis. Louvai ao Senhor. '

( Salmos 105:6-11 e 42-45 )

Os salmos eram usados como canções ou poemas no meio do povo de Israel. Neste salmo podemos ver que é um resumo das maravilhosas obras de Deus para com eles no passado. Eles os contam para não se esquecerem de quem é Deus e para se encorajarem a buscar o Senhor.

Ao ler este Salmo, pensei primeiro em duas coisas: (1) Se continuarmos a contar a história da obra de Deus, poderemos chamá-la de "As maravilhosas obras do Senhor para a humanidade", afinal, todos nós recebemos Sua graça por meio da obra redentora de Cristo na cruz, e, (2) A segunda é convidá-lo a relatar as obras que o Senhor fez por você e como Ele cumpriu Suas promessas com você.

O salmista relembra a providência do Senhor ao longo da história. O Senhor provocou fome e deixou acabar a comida do povo de Deus, mas levantou José, que foi vendido como escravo. O Senhor trabalhou na vida de José para transformá-lo na pessoa que libertaria o povo de Deus. O Faraó libertou José e o elevou a um lugar de honra. O povo de Deus entrou no Egito e viveu como estrangeiros no Egito, fora da terra. O Senhor trouxe uma família para a terra do Egito e 400 anos se passariam, e Deus tiraria uma nação do Egito. Tudo isso fazia parte do plano de redenção.

Uma coisa é pensar na herança que o Senhor mantém para seu povo, mas em nossos momentos de fracasso nos perguntamos se sobreviveremos para desfrutar dessa herança. Os versículos deste Salmo falam de como o Senhor protege Seu povo para que eles de fato recebam essa herança. Quando o povo de Deus era pequeno em número, eles vagaram pelo deserto, eles vagaram no exílio e tiveram uma existência peregrina e estranha na terra. Mas o Senhor protegeu um remanescente de Seu povo. A linhagem familiar que se estendeu até José e Maria foi mantida para que Cristo viesse a este mundo.

Através de Jesus Cristo, toda a Terra foi abençoada. Lembra da promessa que Deus fez a Abraão? “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:1-3). Mesmo Deus prometendo abençoar todas as famílias da Terra e cumprindo tal promessa, através da vida e ministério de Jesus Cristo, a maioria das pessoas não conseguem entender ou aceitar tal realidade.

Por isso vejo a importância deste Salmo em fazer com que as pessoas possam perceber, através da história, AS MARAVILHOSAS OBRAS DO SENHOR PARA A HUMANIDADE. Você consegue ver o que Deus fez para a humanidade? Você consegue ver o que Deus fez em tua vida? Se SIM, é hora de compartilhar ‘estas bênçãos’ com as pessoas próximas.

Normalmente fazemos isso no final do ano, mas qualquer dia é um bom dia para reconhecer as obras de Deus e convidar outros a fazer o mesmo. Esta semana fomos desafiados a ser transformados por nossa fé em Deus, a reconhecer Suas obras que não merecemos e a encher nossas bocas de louvor e gratidão por Sua misericórdia e bondade.

Meu irmão e minha irmã, espero que, ao refletir sobre tudo isso, você seja preenchido com uma nova motivação para, independente do que fizermos no decorrer da semana, que quando nos reunirmos no próximo domingo com os demais irmãos, que possamos honrar quem o merece. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web