ALEGREMO-NOS, PORQUE O SENHOR REINA!
'
O SENHOR reina; regozije-se a terra; alegrem-se as muitas ilhas. Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e juízo são a base do seu trono. Um fogo vai adiante dele, e abrasa os seus inimigos em redor. Os seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra viu e tremeu. Os montes derretem como cera na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra. Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos veem a sua glória. Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses. Sião ouviu e se alegrou; e os filhos de Judá se alegraram por causa da tua justiça, ó Senhor. Pois tu, Senhor, és o mais alto sobre toda a terra; tu és muito mais exaltado do que todos os deuses. Vós, que amais ao Senhor, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mãos dos ímpios. A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração. Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e dai louvores à memória da sua santidade. '( Salmos 97:1-12 )
O reinado do Senhor é um grande motivo de alegria. Não há limite para o alcance geográfico do reinado do Senhor. Tente imaginar uma grande orquestra e um coro extenso com o salmista como maestro. Na frente e no centro do coro está o povo de Deus e com sua batuta, o salmista conduz seu louvor. Então, na segunda estrofe, ele sinaliza para a periferia (as ilhas distantes - v1) do coro para se juntar a ele. Todo o coro agora aumenta em louvor ao Senhor da Aliança. Tenho essa imagem em minha mente para os Salmos 97 e 98.
O Senhor vem em nuvens e escuridão. Esta é a imagem de muitas das teofanias do AT. Ele retrata o grande e incrível Dia do Senhor. O trono do qual o Senhor reina é construído sobre um alicerce de retidão e justiça.
A vinda do Senhor cria a aparência de fogo que vai diante dEle, derrubando todos os que se opõem a Ele. Sua presença ilumina o mundo. A Terra vê e estremece diante do Deus Altíssimo. As montanhas derretem como cera diante dEle. Ele abre um caminho para cumprir Sua vontade e ninguém pode ficar diante dEle. Os céus já exibem a glória do Senhor, mas quando Ele vier estabelecer Seu Reino em justiça, todos verão a glória de Sua vinda.
Na vinda do Senhor, todos os que perderam seu tempo adorando imagens de falsos deuses ficarão envergonhados por terem entendido tudo muito errado. Os deuses são ficções desprezíveis da imaginação das pessoas. Seus deuses criados não os servirão naquele dia, porque somente o Senhor será visto como Deus.
O povo de Deus em toda a Terra se regozija no governo de Deus. Aqueles que amam o Senhor são instruídos a odiar o mal. O Senhor protege a vida de Seu povo e livra das mãos dos iníquos. Os piedosos desfrutam da luz e do amor que Deus dá aos justos. A presença do Senhor renova Seu povo. Nossa satisfação está em Deus: luz para viver e alegria em nossos corações.
Meu irmão e minha irmã, devemos agradecer ao Senhor, por nos tratar com graça e misericórdia. Devemos agradecer os momentos em que Ele refrescou nossas almas e nos fez regozijar no Deus da nossa salvação. Está tudo bem com nossas almas porque o Senhor nos salvou e nos fez querer fazer todas as coisas do Seu jeito. Devemos pedir-lhe perdão quando falhamos e devemos fortalecer nossa decisão de servi-Lo com alegria em nossos corações. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!