QUÃO GRANDES SÃO AS OBRAS DO SENHOR!
'
Quão grandes são, Senhor, as tuas obras! Mui profundos são os teus pensamentos. '( Salmos 92:5 )
Na nossa vida, passamos por muitos desafios. Alguns são acadêmicos, tipo: Olimpíadas de Matemática ou algo mais simples como um Vestibular. Existem aqueles desafios físicos, como uma Maratona de ‘x’ quilômetros ou subir por uma trilha íngreme até o topo de uma montanha. Na adolescência e juventude somos constantemente desafiados por nossos amigos a fazer algo que tem sua dose de dificuldade. Ficamos acanhados de negar, porque não queremos passar por esta vergonha, mas existe uma vergonha maior, que é não conseguir cumprir com o desafio. Na vida adulta passamos por outros tantos desafios e nem sempre nos sentimos seguros o suficiente para seguir em frente, por isso, quantas e quantas vezes, preferimos desistir. Arrumamos uma boa desculpa para os outros e para nós mesmos, que justifique nossa decisão.
Eu sempre me considerei um ‘Sonhador’ e muitos me classificaram assim também. Alguns até em tom de sarcasmo e zombaria. Como Sonhador sempre batalhei por alcançar os alvos que determinei para minha vida. Já tive ‘grandes ideias’ / ‘grandes sonhos’ e a maioria foram realizados. Infelizmente nem todos por mim. Alguns destes projetos eu compartilhei com pessoas que pensei iriam me ajudar a realizá-los. Na minha ingenuidade confiei demais. Fui enganado, fui traído, fui roubado. Tais atitudes nos derrubam e não é fácil administrar nossos sentimentos nestas fases. Mas nunca me permiti ‘sucumbir na tristeza’. Após um tempo de choro e abatimento, me enchia de esperança e de fé em Deus, que iria me socorrer e seguia em frente. Mas na maioria das vezes não havia um ‘em frente’ para seguir. Não haviam recursos financeiros e nem emocionais para prosseguir. Nestas horas só havia um caminho: Parar. Desistir.
Provavelmente muitos olham só o final da história e não o meio. Só enxergam a derrota e não a caminhada. Muitos criticam aqueles que tem falhado e, o pior de tudo, os que tem desistido. Muitos assumem uma postura de que todos deveriam tentar mais e nunca desistir. Talvez eles estejam certos. Nada deveria nos fazer desistir, mas também é verdade que a teimosia nem sempre traz um resultado positivo e que há momentos em que você simplesmente tem que reconhecer e aceitar que há coisas que são maiores do que nós e que não podemos vencê-los. E é aqui que aparece Deus: "Quão grandes são, Senhor, as tuas obras! Mui profundos são os teus pensamentos!"
Muitos homens ao longo da história tentaram decifrar o mistério de Deus. O mistério da essência de Deus é tão imenso que nossas mentes não podem compreender Sua profundidade e imensidão ou a Sua perfeição. Houve alguém que descreveu perfeitamente esta complexidade de Deus dizendo: "Simplesmente não consigo imaginar Deus e Sua extraordinária força, capaz de manter os planetas girando em sua órbita, e então pare repentinamente para me dar uma bicicleta de três velocidades". Mas a realidade é que ESTE É O NOSSO DEUS, capaz de fazer todo o universo funcionar em perfeita sincronia e depois nos dar o presente mais simples que existe.
Meu irmão e minha irmã, rendamo-nos à grandeza e profundidade de Deus. Reconheçamos que Deus é muito superior a tudo o que possamos imaginar e que não há nada nem ninguém que possa revelar e reconhecer a profundidade do Seu amor e a imensidão da Sua misericórdia. Deus é muito maior do que podemos entender e compreender. Por mais que nos dediquemos a ler a Bíblia e tentar assimilar os flashes de Sua glória encarnados nas folhas, no ar, na natureza, no universo ao nosso redor, conseguiremos capturar apenas uma pequena fagulha de Sua imensidão e depois disso, se muito, vamos apenas olhar para Ele sem entender muita coisa. Na verdade, não devemos entender Deus. Devemos amá-lo e devemos aceitar que Seus pensamentos são tão profundos e por isso mesmo, só nos trarão coisas boas. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!