QUEM É PODEROSO COMO TU, SENHOR?
'
As benignidades do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração. Ó Senhor Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti? Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e alta está a tua destra. Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto. Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó Senhor, na luz da tua face. Em teu nome se alegrará todo o dia, e na tua justiça se exaltará. Pois tu és a glória da sua força; e no teu favor será exaltado o nosso poder. Porque o Senhor é a nossa defesa, e o Santo de Israel o nosso Rei. '( Salmos 89:1, 8 e 13-18 )
Este Salmo é um dos mais longos. Por causa do nosso estilo de meditação diária, não é possível cobrir todo o Salmo em uma meditação. Para não perder a mensagem geral do Salmo vamos falar um pouco mais nas meditações subsequentes. Apesar de hoje destacar apenas alguns versículos, vamos falar dos primeiros 18 versículos. Desafio você a ler todo o Salmo, mas no mínimo dos versículos 1 a 18.
O Salmo como um todo foi descrito como o poema mais comovente de todas as Escrituras. Ele é dividido em três partes:
1) Versículos 1-18 = Celebra a fidelidade da aliança a Deus
2) Versículos 19-37 = Analisa a Aliança entre Deus e o rei Davi
3) Versículos 38-52 = Um lamento sombrio sobre a morte do rei Davi.
O salmista anuncia que cantará a grande aliança de amor do Senhor para sempre. O amor da aliança é uma constante por toda a eternidade.
O salmista promete cantar louvores a Deus para cada geração. A fidelidade do Senhor está estabelecida no Céu. A Terra é caracterizada por mudança e decadência, mas o amor da Aliança de Deus é estabelecido no Céu. Sua aliança de amor nunca falhará. Deus se vinculou à aliança por um juramento. O futuro está com o amor e a fidelidade de Deus, que estão estabelecidos no Céu. O louvor é a resposta apropriada porque o amor de Deus dura para sempre.
Não há nenhum deus falso, nenhum ser celestial que possa se comparar com o Senhor Todo-Poderoso. Os anjos temem ao Senhor porque Deus é mais tremendo do que qualquer ser. O Senhor está cercado por Sua fidelidade.
O governo do Senhor não é apenas evidente nos Céus: Deus também governa na terra. Deus governa os mares revoltos. Quando as ondas sobem, o Senhor pode fazer com que elas parem. Os céus e a Terra pertencem ao Senhor porque Deus criou todas as coisas. Deus criou as montanhas ao norte e as montanhas ao sul. O salmista apresenta a criação inanimada cantando louvores a Deus. Toda a criação dá testemunho da força e poder do Senhor.
O governo do Senhor não é apenas caracterizado pela força: O governo de Deus é reto e justo, e Deus é amoroso e fiel ao Seu povo. É um conforto para nós que Deus, que é Todo-Poderoso em poder e força, também é um Deus de amor. Estar sob o governo de Deus é ser abençoado. Deus não nos diminui. Ele nos torna mais. Ele nos completa como quando fomos criados para estar em comunhão com Deus. A presença do Senhor fornece luz para vivermos. Quando vemos a luz entendemos que é a luz de Deus, então caminhamos nessa luz.
O governo do Senhor não é apenas caracterizado pela força: O governo de Deus é reto e justo, e Deus é amoroso e fiel ao Seu povo. É um conforto para nós que Deus, que é Todo-Poderoso em poder e força, também é um Deus de amor. Estar sob o governo de Deus é ser abençoado. Deus não nos diminui. Ele nos torna mais. Ele nos completa como quando fomos criados para estar em comunhão com Deus. A presença do Senhor fornece luz para vivermos. Quando vemos a luz entendemos que é a luz de Deus, então caminhamos nessa luz.
O Senhor é nossa glória e força e o favor do Senhor reside no rei. O rei pertence ao Senhor e seu direito de governar é dado a ele por Deus. Assim como Deus é um escudo, o rei servo deve ser um escudo para seu povo. E quem é este rei servo? O rei servo é o governante (Rei/Presidente) constituído por Deus para defender toda a nação. Quem ocupa esta posição deveria entender a grandiosidade de seu papel, diante do povo e diante de Deus. Mas existe um outro Rei Servo, profetizado e que ocupará um papel ainda muito maior. E quem é este Rei Servo? O Rei Servo é o Senhor Jesus Cristo, que foi enviado pelo Pai e é nosso escudo. Por Sua morte, somos protegidos da ira de Deus. Lembrando que a ira de Deus deve ser derramada sobre o pecador. Há um escape para este pecador? Sim. Reconhecer-se pecador, se arrepender, pedir perdão e aceitar o Perdão de Deus através de Jesus Cristo. Infelizmente muitos não acreditam nisso, não se reconhecem pecadores contra Deus, não se arrependem, não aceitam o Seu Perdão e continuam ‘vivendo’ longe de Deus e de Seu Amor. Estes não conseguem reconhecer a Grandiosidade de Deus, de Seu Amor, de Sua Misericórdia e de Seu Perdão. Estes não conseguem reconhecer a atuação de Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Meu irmão e minha irmã, todos tem a mesma oportunidade, mas nem todos dão ouvidos à Voz de Deus. Todos aqueles que foram alcançados por tão grande Amor de Deus, não devem desanimar em continuar orando, falando, testemunhando aos demais, para que em algum momento aceitem a mensagem de Salvação. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!