NINGUÉM SABE DE NADA

image

' Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam. Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações. '

( Salmos 82:5-8 )

Seria tolice alguém entrar em uma caverna onde há uma placa avisando que há ursos lá dentro, sem ter pelo menos uma lanterna ou algo que indique por onde se deve caminhar. Ninguém seria tão louco de entrar em um lugar escuro, com perigos, sem poder ver praticamente nada. A escuridão é provavelmente um dos maiores medos que enfrentamos vez ou outra na vida, pois nos impede de ver, não só o que está à nossa frente, não só o objetivo, mas a escuridão nos impede até de ver onde estamos e de ver nossa realidade.

O mundo em que vivemos está cheio das trevas do pecado. Uma escuridão que nos cerca, que enche o mundo do mal, que influencia as pessoas a fazerem o mal, a se desviarem do caminho de Deus, não porque querem, mas porque simplesmente não estão vendo para onde a estrada os está levando. E mesmo que haja tantas placas indicativas do perigo, a maioria de nós nem se dá conta de que elas estão ali. Assim, nessas circunstâncias, as palavras do salmista assumem mais realismo do que nunca: "Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam".

Em outras palavras, as trevas não só cegaram os olhos da alma para não verem o caminho, mas também tornaram inútil o raciocínio humano, mudando os valores estabelecidos por Deus. Paulo explica isso da seguinte forma: "Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. Eles dizem que são sábios, mas são tolos. Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais de quatro patas, ou com animais que se arrastam pelo chão. Por isso Deus entregou os seres humanos aos desejos do coração deles para fazerem coisas sujas e para terem relações vergonhosas uns com os outros. Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém!" (Romanos 1: 20-25)

Que raio-X preciso de nosso tempo! Mentes obscurecidas, pensamentos errados, escuridão que cobre o caminho, idolatria e pecado. É nesta situação que nos encontramos, rodeados de trevas. Mas sabe de uma coisa interessante: Quanto mais escura a noite, mais a luz é vista. Quanto mais densa a escuridão, mais o fogo brilha. Quanto mais pecado há, mais a santidade é percebida.

Em meio a essas trevas que nos cercam, Deus desafia Seus filhos a serem santos, a serem luz, um farol para aqueles que estão prestes a encalhar; uma lanterna para iluminar os entendimentos errôneos; um porta-voz para guiar o cego pelo pecado a encontrar o caminho de Deus.

Meu irmão e minha irmã, eu e você temos um desafio pela frente: Sermos santos, sermos luz e brilharmos no lugar onde estamos. Deixemos Cristo nos guiar. Sejamos um reflexo do que Ele é e assim brilharemos a Sua Luz onde estivermos. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web