OH! SE O MEU POVO ME TIVESSE OUVIDO! Parte I
'
Ouve-me, povo meu, e eu te atestarei: Ah, Israel, se me ouvires! Não haverá entre ti deus alheio nem te prostrarás ante um deus estranho. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei. Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos. '( Salmos 81:8-12 )
Atletas, cantores, políticos, empregos, família, amigos, marido, esposa, dinheiro, sexo, prazer, filhos, filhas, televisão, igreja, ministério e a lista poderia ser interminável. O que todas essas palavras têm em comum? Todos são bons, alguns até necessários, mas todos correm o risco de se tornarem ídolos. O que é um ídolo? Um ídolo nada mais é do que uma pessoa ou coisa amada ou admirada com exaltação. Esta ‘exaltação’ pode ser ‘moderada’ ou ‘exagerada’. E tudo o que amamos ou admiramos com exaltação exagerada torna-se um ídolo e toma o lugar de Deus.
Israel teve este grande defeito ao longo da sua história. Aos poucos foi se tornando um povo infiel, um povo que gostava de se misturar com outros povos. Foi uma nação que não hesitou em ir atrás de ídolos pagãos, que rapidamente trocou o seu Deus por qualquer outro deus. Israel o adúltero, Israel o infiel, Israel o enamorado, Israel o idólatra. O povo escolhido que tantas vezes deu as costas a quem os escolheu. Deus deu-lhes uma advertência grave "que não haja nenhum deus estrangeiro em vocês, nem adore um deus estrangeiro". Mas eles seguiram seu próprio caminho, e adoraram outros deuses e se esqueceram do único Deus.
Esse foi o grande defeito daquele povo: sua facilidade de seguir outros deuses. Será se o mesmo acontecerá hoje com a igreja? Infelizmente, nos sentimos compelidos a dizer sim. Preste muita atenção ao que vou dizer. Quando o assunto é serio, precisamos analisá-lo com muito cuidado. Estou te convidando a olhar este tema com muito temor. Ok?
A igreja hoje é uma igreja infiel, uma igreja que permanece ligada a Deus mas também se relaciona com outros ‘deuses’. Estamos vendo hoje uma igreja obcecada por dinheiro, uma igreja que idolatra cantores e pregadores, uma igreja superficial que se fixa muito no exterior esquecendo o coração.
A igreja de hoje, como Israel, é uma igreja que se misturou no mundo, que se poluiu, que seus membros têm corações idólatras, onde família, dinheiro ou trabalho são mais importantes do que obedecer a Deus. A igreja que se adaptou aos novos ‘conceitos culturais’ e que não importa muito se os atos de seus membros são bons ou ruins, desde que ninguém perceba. É uma igreja idólatra e que ainda acredita que o que ela faz está correto.
A igreja de hoje precisa de um Josias para se converter, para arrancar suas roupas e tirar os ídolos que surgiram. A igreja de hoje precisa de um Elias que não tem medo de denunciar o pecado do povo e de seus líderes. Sabemos que DEUS NÃO MUDOU. Então, se Ele não poupou o Seu povo do passado, podemos imaginar que Ele vai poupar o Seu povo de hoje? O assunto é serio, aliás, seríssimo.
Meu irmão e minha irmã, eu e você somos chamados para fazer isso. Tudo começa com o nosso coração. Devemos nos perguntar: Existe um ídolo na minha vida? Eu e você adoramos alguém ou alguma coisa em vez de Deus? Se sim, é de vital importância que acabemos com isso, que derrubemos nossos altares e que Deus seja o único ídolo que adoramos e o único Deus a quem servimos. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!