RESTAURA-NOS, REAVIVA-NOS E SALVA-NOS!
'
Então não nos afastaremos de ti; reaviva-nos e invocaremos o teu nome. Ó Senhor, Deus dos exércitos, restaura-nos; faze brilhar o teu rosto sobre nós e seremos salvos. '( Salmos 80:18-19 )
Muitas pessoas dizem que não se amam. Esse é um conceito psicológico de autodestruição, mas não é totalmente verdade. Não conheci ninguém que deixasse de suprir suas necessidades básicas porque não se amava, ninguém que parasse de comer, ninguém que parasse de procurar um teto para dormir, que parasse de sair com as pessoas para se sentir amado ou que não ligasse para estar bem preparado para algo importante. Diante disso, é verdade que existem certos transtornos, como a anorexia, mas isso não é um sinal de não amar a si mesmo, e sim o contrário: é um amor que é grande demais por si mesmo que precisa melhorar seu físico, e a necessidade de fazer parte de um grupo é tão grande que essas pessoas são capazes de negligenciar suas necessidades básicas para alcançar esse fim. Isso acontece com muita frequência em muitos cenários. A anorexia é apenas um exemplo.
Mas se nos preocupamos com nossa aparência fisica e nos esforçamos para atender às nossas necessidades, o que acontece espiritualmente? Existem também necessidades espirituais? Existe algum tipo de necessidade espiritual em nós? A resposta é clara: SIM, e o salmista vai nos oferecer três necessidades que todos nós temos e mais. Estas necessidades se manifestam de uma maneira mais intensa naqueles que são cristãos: "Então não nos afastaremos de ti; reaviva-nos e invocaremos o teu nome. Ó Senhor, Deus dos exércitos, restaura-nos; faze brilhar o teu rosto sobre nós e seremos salvos."
Vejamos as três necessidades que o salmista nos apresenta:
1) RESTAURA-NOS: Como uma casa em ruínas ou uma cidade que sofreu um conflito armado, nosso coração, alma e espírito são atacados diariamente, sofrem decepções e algumas feridas são profundas. As pessoas nos prejudicam diariamente. Às vezes nos atiram pedras contra nós (mentiras, traições, etc) e acabamos despedaçados, deprimidos, oprimidos, devastados. Mas não devemos deixar nossa espiritualidade estilhaçada. Não devemos deixar nossos inimigos reinarem à vontade. Devemos ir ao Criador e implorar que restaure nosso interior, que foi destruído e não deveria ser assim e reconstrua o que por Ele foi criado, e que cure as nossas feridas. Deus é o pastor, o zelador do nosso espírito: Não há melhor cuidador do que Ele.
2) REAVIVA-NOS: Quando o fogo está aceso, tudo o que você tem que fazer é soprar as brasas e quando você colocar mais lenha ela vai acender e o que era apenas uma pequena amostra de fumaça, se transformará em uma grande chama, podendo até se tornar um fogo. Mas isso não é apenas em um nível natural: Há reavivamentos internos. Aqueles de nós que creram em Deus, têm um fogo no espírito e aos poucos este fogo vai se apagando. Aí quando lemos a Bíblia, quando oramos, estamos colocando lenha para que o fogo cresça, mas não se engane, não seremos capazes de alimentá-lo se Deus não soprar sobre estas chamas. É por isso que devemos fazer a nossa parte, que é orar a Deus e implorar que Ele sopre e que aquela pequena chama dentro de nós se torne um fogo que ateie fogo a tudo ao nosso redor.
3) SALVA-NOS: Não há situação pior do que sentir que estamos em perigo. No final do dia surgem todos os tipos de medos. O medo se baseia na insegurança e cria em nós uma sensação de perda, de perigo, que na maioria das vezes nada mais é do que um produto da nossa imaginação. Outras vezes o perigo é real e aí a situação fica pior, porque nem sempre sabemos o que fazer para vencer este perigo. É neste momento que precisamos de alguém para nos salvar. Há um salvador acima de todos os homens, um salvador chamado Jesus Cristo, que não só tirou nossos medos, mas realmente nos salvou da morte, nos deu vida e ainda hoje nos salva de nossos inimigos. Ele é nosso escudo e ajuda oportuna.
Meu irmão e minha irmã, este texto de hoje é tão pequeno mas tão importante para nos fazer meditar nele e, ao orarmos, incluir estes 3 pedidos, confiados que Deus há de nos responder afirmativamente, porque Ele nos ama e quer nosso bem. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!