CUIDADO COM OS INVEJOSOS

image

' Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras. '

( Salmos 73:1-3 e 25-28 )

Conta-se a história de uma águia que tinha inveja de outra que poderia voar muito mais alto e muito melhor do que ela. Um dia, enquanto a águia estava voando sobre uma grande floresta, ela viu um caçador e decidiu se aproximar. A águia disse a ele: "Eu quero que você mate aquela águia que está voando ali no alto". O caçador respondeu que não havia problema e que tudo que ele precisava eram algumas penas para sua flecha. A águia invejosa não hesitou e arrancou uma de suas penas. O caçador apontou o arco para a águia voadora, mas errou. A águia arrancou outra pena, depois outra, e depois outra, até chegar ao ponto em que havia perdido tantas penas que não conseguia voar sozinha. O arqueiro então, aproveitando a circunstância, se virou e matou a águia invejosa.

Hoje existem muitas pessoas que são como aquela águia invejosa. Mas isto não é coisa só do nosso tempo: o salmista se sentiu muito alinhado com esta águia em um momento de sua vida. Ele mesmo expressou “Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios".

A inveja é um inimigo perigoso que, com rédea solta, pode produzir desespero real e até mesmo destruir uma pessoa. Quantas vezes vemos como as pessoas que têm mais do que precisam não conseguem viver felizes porque outras têm mais. A inveja gera raiva, mal-entendidos, ciúme, inimizades. Nós mesmos temos que ter cuidado com isso. A história da águia nos mostra que a inveja só machuca quem a acolhe.

Mas há algo pior do que tudo isso: Quando temos inveja, quando nosso coração anseia pelo que os outros têm, pecamos diretamente contra Deus, pois estamos declarando que não estamos satisfeitos com o que temos e estamos ansiosos para ter o que os outros têm. Em outras palavras estamos dizendo que Deus não sabe nos dar corretamente o que devemos ter. Mas Deus é injusto? Deus não sabe do que precisamos? Claro que sim. E tem mais: Se Deus quisesse que fôssemos milionários, simplesmente seríamos.

A inveja nos faz perder de vista o que é certo. Nosso tesouro se chama Jesus Cristo que está no Céu. Tendo Ele, há algo na Terra que se possa comparar? Sem dúvida, podemos cair, podemos perder tudo, podemos estar no lugar mais baixo e que todos ao nosso redor se saiam bem, mas como o salmista podemos dizer: “Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras".

Meu irmão e minha irmã, agradeçamos a Deus por tudo o que temos e fujamos da inveja. O rico não é quem mais tem, mas quem menos precisa. Que Deus nos ajude a ficar contentes com tudo o que Ele nos deu. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!