UMA ORAÇÃO PELO REI
'
Ó Deus, dá ao rei os teus juízos, e a tua justiça ao filho do rei. Ele julgará ao teu povo com justiça, e aos teus pobres com juízo. Os montes trarão paz ao povo, e os outeiros, justiça. Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado, e quebrantará o opressor. '( Salmos 72:1-4 )
Este é um Salmo de Salomão. Ele começa este Salmo pedindo a Deus que o abençoe como o monarca de Israel, e que o abençoe com julgamentos e um reino que mostre a justiça de Deus. Este foi o coração por trás de seu grande pedido a Deus em I Reis 3: 5-9.
Salomão entende que precisa da sabedoria e dos juízos que vem de Deus, pois só assim ele julgará seu povo com justiça. Antecipando a bênção solicitada, Salomão anunciou sua intenção de governar com justiça e esta justiça deve alcançar os aflitos (ou pobres) a quem muitas vezes foi negada justiça.
A palavra "justiça” domina esta abertura, visto que nas Escrituras é a primeira virtude a governar, mesmo antes da compaixão. É importante notar que este reino de justiça promoverá paz ao povo. Este governo justo e piedoso realizaria pelo menos três coisas:
• Julgar os aflitos do povo: Embora a justiça seja frequentemente negada, o rei e seu governo garantirão que a justiça seja administrada de maneira justa.
• Salvar os filhos dos necessitados: O rei e seu governo resgatarão os mais vulneráveis da sociedade.
• E vai esmagar o opressor: O rei e seu governo vão proteger Israel, mantendo-os livres da dominação externa e da corrupção interna.
Acho muito interessante que o assunto ‘justiça social’ foi introduzida neste Salmo por quem tinha o poder de realizar este feito. Mas a humildade de Salomão é mostrada quando ele pede a ajuda de Deus para fazer o que era certo para o povo.
Note que estamos falando de um Salmo, ou seja, de uma canção que o povo iria cantar. A oração pedindo que Deus capacitasse o rei com sabedoria para praticar a justiça, estaria na boca do povo. O resultado desta oração traria bênçãos para todo o povo.
Meu irmão e minha irmã, quero aproveitar a grande mensagem deste Salmo para alertar a todos de que é o povo que deve orar e pedir que Deus dê sabedoria ao rei (presidente, governadores, prefeitos e toda a autoridade que está sobre o povo) pois assim, com certeza, o resultado será bênçãos para todos nós. Ao invés de ficarmos brigando uns contra os outros por posição política, peçamos a Deus que nos abençoe, atuando poderosamente na vida daqueles que tem a autoridade sobre nós. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo