GUARDA-NOS SENHOR!

image

' Ouve, ó Deus, a minha voz na minha oração; guarda a minha vida do temor do inimigo... O justo se alegrará no Senhor, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão. '

( Salmos 64:1 e 10 )

Na época em que o Salmo 63 foi escrito, povos estavam sempre em guerra, por isso eles precisavam estar prontos. Os exércitos se preparavam, os soldados afiavam as armas e iam ao encontro dos inimigos. Só existiam duas opções: Ou eles conquistavam a cidade inimiga ou eles eram conquistados. Não era comum se fazer ‘alianças de paz’, acordos entre os reis. Tudo se resolvia em campo de batalha, e por isso mesmo a luta era sempre feroz.

Em meio a um ambiente no qual os inimigos de Israel certamente se esconderiam para preparar armadilhas, o salmista clama a Deus: "Ouve, ó Deus, a minha voz na minha oração; guarda a minha vida do temor do inimigo". Tudo aquilo deveria gerar grande terror nas pessoas por saber que a qualquer momento o inimigo poderia atacar seu vilarejo. Mães que temiam que seus filhos fossem encontrados no meio de um combate violento. Mulheres que chorariam todos os dias ao saber que seu marido estava em combate e não sabia se ele voltaria para casa.

Mesmo em pleno Século XXI existem inúmeras nações em conflitos; em guerra. Hoje no Brasil não vivemos esta situação. Felizmente não estamos em guerras, onde as famílias se separam porque um membro deve ir à batalha. Mas mesmo assim não podemos dizer que não temos inimigos que, aliás, são muitos e estão preparados para nos fazer cair; para nos separar de Deus. Somos seu alvo e eles farão de tudo para nos destruir. Não estou falando de pessoas, embora às vezes também possam ser, mas nossos inimigos habituais têm outros nomes: crítica, inveja, brigas, divórcios, adultério, fornicação, abuso, lazer, hobbies, vícios, sexo, dinheiro e a lista aumenta, conforme a realidade de cada um.

Nem tudo isso é ruim, mas se torna nosso inimigo no momento em que permitimos que ele nos prenda; no momento em que permitimos que ele nos controle; quando permitimos que domine nossas vidas. Como é difícil viver com Deus neste mundo! Somos muito fáceis de pecar. A internet oferece o anonimato para liberar os prazeres sexuais de uma infinidade de boas pessoas. A televisão cada vez mais nos apresenta o pecado como algo bom e normal. O problema não é a Internet ou a Televisão, mas pode ser aquilo que acessamos ou assistimos. Precisamos ter sabedoria e filtrar o que é bom do que não é. Do contrário, corremos o risco de nos alimentar de conteúdos que pervertem os valores da vida. Aos poucos a honestidade vai perdendo a vez e em seu lugar cresce a ‘esperteza’. Nos acostumamos com tudo isso e de repente nem percebemos mais a diferença entre o ‘santo’ e o ‘profano’ e entre o ‘puro’ e o ‘imundo’.

Meu irmão e minha irmã, guardemo-nos do ataque do inimigo. Protejamo-nos dos seus ataques. Refugiemo-nos e mantenhamo-nos em oração, atrás das asas de Deus, onde há descanso, onde os dardos do inimigo não nos podem atingir. Se assim procedermos, poderemos dizer igual o salmista: "O justo se alegrará no Senhor, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão". Refugie-se em Deus. Não há lugar melhor para estar. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web