AÇÃO DE GRAÇAS DE UMA PESSOA SALVA DA MORTE – Parte 1
'
Exaltar-te-ei, ó SENHOR, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim. Senhor meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste. Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo. Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade. Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. '( Salmos 30: 1-5 )
Este Salmo conta a experiência de alguém que acabou de escapar da morte, tendo sido libertado de uma séria enfermidade. Seu notável restabelecimento produz ação de graças cheia de alegria e leva-o a refletir sobre as lições que aprendeu no seu sofrimento.
(1) LOUVOR PELO RESTABELECIMENTO. “Eu te exaltarei, ó Senhor”. O objetivo do salmista é, claramente, de exaltar o Senhor porque foi salvo do Sheol e da sepultura. Ele dá todo o crédito a Deus pelo seu livramento. Aqui há, contudo, inimigos que surgem em cena e que se regozijam com o sofrimento de um homem justo.
(2) UMA CONVOCAÇÃO PARA RECORDAR. “Salmodiai . . . e dai graças”. Por causa de sua experiência pessoal com Deus, o salmista convoca os santos a que se juntem a ele no louvor. São aqueles que têm a mesma gratidão, a mesma visão sobre Deus e que estão ligados ao Senhor pela aliança. Insiste-se com eles a que rendam graças ao Seu Santo Nome. A frase “no Seu favor está a vida” também pode ser traduzido assim: “o Seu favor dura a vida inteira”. Esta tradução contrasta ‘o pequeno momento da ira divina’ com ‘uma vida inteira repleta dos Seus favores’.
As grandes coisas que o Senhor fez por nós, tanto por Sua providência como por Sua graça, como nos diria Paulo, nos constrange através da nossa gratidão a fazer tudo o que pudermos para o avanço de Seu Reino entre os homens, mesmo que o máximo que possamos fazer seja pouco. Os santos de Deus no céu cantam para Ele, então, por que os que estão aqui na Terra não fazem o mesmo?
Meu irmão e minha irmã, este versículo 5 tem sido alimento para nossa alma nos momentos mais críticos da vida: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”, não é mesmo? Vamos recordar os grandes livramentos que Deus nos concedeu e agradecermos a Ele por tão grande e imerecido amor. E se pudermos investir pelo menos alguns minutos deste dia, para como o salmista, conclamarmos nossos amigos a adorar, louvar e salmodiar o Senhor por algum socorro recebido dEle, faremos uma grande corrente de adoração àquele que é único e merece o verdadeiro louvor. Vamos fazer isso? Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!