DESEJAMOS DEUS?
'
Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. '( Salmos 27:4,5 )
Eu ia começar a meditação de hoje no versículo 5. Mas ele começa com uma explicação PORQUE. Então, tinha que saber o que estaria provocando no salmista esta declaração. E qual foi a resposta à minha pergunta?
O salmista fez um pedido a Deus e declara que vai buscar alcançar este objetivo com toda a sua alma: QUE POSSA MORAR NA CASA DO SENHOR. Trata-se de um pedido no mínimo estranho. Se fossemos fazer uma pesquisa na rua, com a pergunta: SE VOCÊ PUDER FAZER UM PEDIDO PARA DEUS, QUAL SERIA? Imagino que muita gente iria pedir para ficar rico, ou para nunca mais ter dívidas, ou fazer uma viagem pelo mundo, ou ser curado de uma grave enfermidade, ou ter seu próprio negócio, e a lista vai. E o que eu e você pediríamos a Deus?
Mas Davi, quando compôs este salmo, pediu para morar na Casa de Deus. E ele coloca inicialmente dois objetivos: CONTEMPLAR A FORMOSURA DO SENHOR e INQUIRIR NO SEU TEMPLO.
Davi tinha uma relação com Deus muito além de seu tempo. As pessoas no geral têm uma relação com Deus mais contemplativa ou litúrgica. Isto era no passado e continua sendo hoje. Mas Davi não. Poucas pessoas hoje em dia têm este nível de relacionamento com Deus. Mas Davi já o tinha há 3000 anos. Isto para mim é lindo demais. Mas ele acrescenta: INQUIRIR NO SEU TEMPLO. Davi diz que queria estar na casa de Deus, mas queria fazer questionamentos. Ele queria conversar. Ele queria perguntar coisas. Ele queria respostas, de alguém que ele sabia que teria prazer em lhe responder.
Mas a parte que me deixa de queixo caído é que Davi entendia que este nível de relacionamento traria uma consequência: NO DIA DA ADVERSIDADE DEUS ME ESCONDERÁ E ME PORÁ NUM LUGAR SEGURO.
Davi tinha uma confiança em Deus que a maioria de nós não tem. Davi não tinha a Bíblia. Ele só conhecia menos da metade das histórias que conhecemos sobre Deus e seu amor para com o homem, narradas no Antigo Testamento. Nos dias de Davi o AT estava pela metade. Mas mesmo ele tendo tão poucas informações, ele sabia muito mais de Deus, do que nós que temos todas as informações à nossa mão.
Meu irmão e minha irmã, o que tenho aprendido ao longo dos últimos tempos, ao buscar na Palavra de Deus orientação e conforto, é que tenho descoberto um Deus tremendamente maravilhoso, que nos ama, que faz tudo para nos ver feliz. E por outro lado, vejo um povo que está se distanciando de Deus aos poucos, e nem está percebendo. Que neste dia, possamos parar um instante e rever o nosso nível de relacionamento com Deus. Devemos saber se é um relacionamento profundo e concreto ou apenas superficial e de aparências. Ainda há tempo para desejarmos Deus. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!