DEUS MERECE O VERDADEIRO LOUVOR
'
Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador. '( Salmos 8:1,2 )
No Salmo 8, em mais uma obra de Davi, ele glorifica a Deus por toda a Majestade de Seu Nome. Este é na verdade, um Salmo profético. Há diversas referências a Ele no Novo Testamento quando a glória de Deus em Jesus Cristo é manifestada.
É interessante entendermos a perspectiva de Davi, pois naqueles tempos existia um “nacionalismo exagerado” por parte de todas as nações. Cada um se julgava melhor que os demais, seja por suas conquistas nas guerras, ou por sua cultura, ou por ter em seu território algo extraordinário e por fim, o que era mais comum, a exibição de que “seu deus” era mais poderoso.
Uma pequena lida no Antigo Testamento, vemos várias nações em guerra, levando “seu deus” para a batalha ou pelo menos um estandarte ou o sacerdote, com o intuito de envergonhar o deus da nação a quem queriam conquistar.
Mas perceba o discurso de Davi: “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!”. Davi entende que Jeová não é um “deus territorial” ou apenas o “deus de Israel”. JEOVÁ É O DEUS DE TODA A TERRA. Como é lindo “entrar na mente de Davi” e ver que 1000 anos antes de Jesus Cristo pisar aqui na Terra como um homem, o Espírito Santo de Deus já havia inspirado um de Seus servos a entender os Planos de Deus e a extensão de Seu Reino.
Outro detalhe muito importante vem na sequência: “Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador”. Ao ler este versículo, lembro de quando os discípulos queriam evitar que as crianças se aproximassem de Jesus. E o que ele lhes diz? “Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus”. (Marcos 10:14). As crianças, por sua simplicidade e inocência, são sinceras no que fazem. Elas falam o que pensam e o que sentem. Quando elogiam, o fazem de verdade. O adulto aprende a manipular a aparência de seus sentimentos. Mentem para agradar os outros ou levar algum tipo de vantagem. Mentem por medo. Elogiam por falsidade. Claro que não estou falando que todos os adultos são assim, mas você, meu querido leitor e minha querida leitora, entende bem o que estou falando, porque com certeza já vivenciou as mentiras e enganos das pessoas. Falei destas coisas na Meditação de ontem.
Voltando a Davi: Ele entende que as crianças de todas as partes da Terra, podem louvar a Deus em sua inocente simplicidade. Não há barreiras territoriais, intelectuais, raciais, religiosas ou bélicas entre as crianças que são simples de coração. Ah se os adultos entendessem isso??!! Ah se os adultos vivessem isso??!! Esse louvor verdadeiro, faz calar a boca do inimigo e vingador.
Meu irmão e minha irmã, vamos deixar a mensagem de Davi entrar em nossa alma e, como criança, oferecer um verdadeiro louvor a Deus, o nosso Deus, o Deus de toda a Terra, e nos afastarmos de vez de qualquer tipo de preconceito para com aqueles que não praticam a fé como nós. Afinal, somos representantes de Deus, que quer ser o Deus de todas as pessoas. Elas precisam entender isso. Nós entendemos? Se sim, vamos compartilhar esta maravilhosa mensagem com os demais. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!