BEM AVENTURADO O MORDOMO FIEL E PRUDENTE
'
Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais. E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos? E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá. Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. '( Lucas 12:40-46 )
Como de costume, o Capítulo 12 de Lucas fala de muitas coisas. Repito: Leia tudo. Vai ser tremendo. Saber nunca é demais. Ok ?
Destaco dos demais temas deste capítulo esta parte em que Jesus fala de sua volta. Acredito que todos nós já ouvimos muitas e muitas vezes sobre a Volta de Jesus ou sobre o Arrebatamento da Igreja ou sobre O Fim do Mundo, etc e tal. Apesar de estes acontecimentos ocorrerem em momentos distintos, não vou discuti-los aqui. Como dizia um velho sábio: Esta é uma outra história.
Jesus diz: “Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais”. O fato de, dentro de nossa ótica da vida, acharmos que Jesus está demorando em voltar, isto tem feito com que a maioria das pessoas, incluindo os cristãos, estejam despercebidos quanto aos tempos e por causa disso, não se preocupam com o assunto. Quando alguém fala alguma coisa, é tratado como piada ou brincadeira. Mas Jesus mesmo disse que voltaria na hora em que as pessoas não imaginassem.
Pedro questiona, como se a palavra de Jesus fosse uma parábola. Mas Jesus responde por parábola. Primeiro Ele coloca o assunto como o Senhor que deixa o Mordomo responsável por suas propriedades, bens e servos. O que deve fazer o Mordomo? Cuidar de tudo com FIDELIDADE. Esta é uma palavra que tem perdido sua importância nos últimos tempos. Muita gente TEM DEIXADO DE SER FIEL, seja no casamento, seja no emprego, seja nos negócios, seja no simples troco e em tantas outras áreas. Quem assim age, não se sente um Mordomo, ou seja, alguém que mais dias menos dias terá de prestar contas a alguém. Jesus diz que esta pessoa, o Mordomo, deve ser FIEL e PRUDENTE. O Senhor daquele Mordomo lhe dá a incumbência de, no tempo oportuno, dar a devida ração aos seus conservos. O que é isso? É cuidar deles. Não deixar que nada lhes falte.
Depois de inserir esta questão da MORDOMIA, Jesus fala que o mordomo pode ter dois comportamentos:
(1) “Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá”. A primeira opção é aquele que faz direito o seu serviço. Que cumpre com fidelidade e prudência a sua missão. O que lhe acontecerá? O seu Senhor lhe dará mais responsabilidade. Isso é recompensa.
(2) “Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis”. A outra opção é este Mordomo não ser nem Fiel e nem Prudente. Ele acha que seu Senhor vai demorar, então, age como se fosse o dono de tudo. Mas como o seu coração não é puro, ele começa a maltratar seus conservos. Fica despercebido e o Senhor o pega de surpresa. E na hora de prestar contas? Vai ser considerado Infiel e Imprudente. O que lhe acontecerá? O seu Senhor lhe dará o castigo que os infiéis merecem. Isso é triste.
Mas a lei da vida é assim: Cada um colherá o que plantar. Receberá como retribuição o resultado do que tenha feito: Ou o Bem ou o Mal.
Meu irmão e minha irmã, nós somos MORDOMOS DE JESUS. Ele tem nos dado a missão de cuidarmos das pessoas que estão à nossa volta. O que fizermos, o nosso comportamento, a forma como lidarmos com tal missão, determinará como o Senhor Jesus vai nos tratar quando Ele voltar. Então, temos que: (1) Agir como Mordomo Fiel e Prudente e cuidar da melhor maneira de tudo aquilo que pertence ao Nosso Senhor; (2) Estar atento. Jesus pode demorar muito para voltar. Mas pode voltar a qualquer instante. Se estivermos alerta e se agirmos bem, seremos por Ele elogiados e recompensados. Vamos agir assim?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!