LIVRES DA ATUAÇÃO DO MAL
'
Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus. Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro. '( Lucas 11:20-26 )
Olá. Não sei se você aceitou o desafio no começo do mês de ler um capítulo do Evangelho de Lucas por dia. Hoje é o capítulo 11. Se você está lendo, deve estar amando, porque tem muita coisa interessante que Jesus está querendo nos ensinar. O capítulo de hoje trata de muitas coisas. Quero me ater a um pequeno trecho que fala sobre a atuação de demônios na vida da pessoa.
Antes de mais nada, Jesus estava sendo acusado por alguns fariseus e escribas de estar expulsando demônios pelo poder de Belzebu, o príncipe dos demônios. As pessoas que não querem entender a fé dos outros, sempre arrumam uma desculpa para ‘demonizar’ a atitude daqueles que não entendem. E fazem isto porque querem reforço para sua recusa de aceitar que o outro pode ter algo de bom. O ministério de Jesus foi marcado por seus ensinos, mas principalmente pelas curas de todo tipo de moléstias e enfermidades e também por expulsar demônios que oprimiam a vida das pessoas. Isto era notório. E as pessoas simples ficavam maravilhadas de ver que Deus havia enviado um grande profeta para libertar o povo de tanto sofrimento. Mas os religiosos queriam fazer o povo pensar que aquilo não era obra de Deus e sim de Satanás. Este tipo de comportamento continua acontecendo hoje?
Jesus então declara: “Se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus”. A questão é: Se Jesus fazia a obra por Deus, então aquela geração não teria desculpas. O Reino de Deus estava entre eles e eles o estavam rejeitando. E eu pergunto: Isto continua acontecendo hoje? As pessoas no geral continuam rejeitando o Reino de Deus? Por quê?
Aí Jesus entra num assunto muito interessante mas muito negligenciado pelas pessoas no geral e também por muitos pastores, líderes e professores da Bíblia: A atuação dos demônios na vida de uma pessoa. Veja o que Ele disse: “Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro”.
O valente é a própria pessoa que se acha suficiente. Ela acredita em sua religiosidade (seja qual for). Ela confia em sua intelectualidade. Ela confia em sua fé (seja no que for). E por causa disso, muitas vezes nem acredita na atuação de demônios. Mas vem um valente que é maior que ele (este é um demônio), tira-lhe a armadura, ou seja, aquilo que ele confiava e toma posse de sua vida. Costumo dar como exemplo o seguinte: Dá uma olhada na história da tua família. Um avô (pode ser outro membro da família da 2ª ou 3ª. Geração anterior) que traiu a avó. Este ato de traição (adultério) é além de pecado uma atuação de demônio na vida daquela pessoa, que se achava forte, mas cedeu à tentação. Com a consumação deste ato, este indivíduo não apenas deu legalidade para o demônio entrar em sua vida, mas na vida de seus descendentes. Como diz o texto, aquele valente vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. E o que são os despojos? Tudo o que tem, incluindo a família. E reparte com quem? Com outros demônios da mesma linha de atuação. Continuemos. Alguns, quando me ouvem falar isto, ficam com a cara fechada, achando que estou falando besteira. Então eu digo: Vamos fazer a prova dos 9? (Alguém ainda lembra disso?). Se na tua família quem cometeu este ato de traição foi o avô, olha então o que aconteceu com os teus pais e com os teus tios e tias? O mesmo se repetiu? A maioria da família entrou pelo mesmo caminho? Se sim, é porque aquele valente está de posse do despojo do avô. Sabe o que é triste? Você faz parte deste despojo. Você e os irmãos e irmãs, os primos e as primas. Olhe para você? Olhe para teus irmãos e irmãs. Olhe para os primos e primas. O comportamento se repete? Alguns com muito esforço tentam não dar continuidade ao comportamento que começou lá atrás na vida de um avô ou avó. Mas a pessoa sabe que não tem sido fácil. Usei o exemplo de traição, mas alguns casos são com vício com bebidas ou drogas. Outros são com roubos e corrupção. A lista é enorme.
E como quebrar esta linha de maldição que tem afetado toda a família? Primeiro tem que reconhecer que a sua armadura (aquilo que você confia: religiosidade, intelectualidade, etc etc) não é suficiente. Você precisa também reconhecer que existe sim uma atuação demoníaca atuando na família. Depois você precisa que o teu VALENTE seja um que possa destronar todos os demais que se 'acham valentes': JESUS CRISTO. Só Ele conseguiu expulsar os demônios na vida das pessoas e libertá-las por completo. Peça para Jesus entrar em tua vida e te libertar de toda a atuação maligna. Sugiro que você leia o texto de hoje com muito carinho.
Meu irmão e minha irmã, o assunto de hoje é muito sério. Devemos repensar nossos conceitos sobre este tema. Não julgo ser o dono da verdade, por isso recomendo você fazer o mesmo que aprendi há muitos anos. Eu desde minha adolescência lia muito e quando tinha dúvidas, perguntava para os mais velhos. Nem sempre eles tinham uma resposta. Muitas vezes ficava claro que era uma enrolação. Então, comecei a orar e pedir para Deus me responder. Às vezes demorava para chegar a resposta. Outras não. Mas aos poucos fui entendendo a Palavra de Deus. A resposta vinha de alguma forma. Sou muito grato a Deus por aquelas respostas e pelas que sei que ainda chegarão. Tem dúvida? Não confia muito na resposta que alguém te deu? Vai na fonte e pergunte a Deus. Jesus diz no Evangelho de João que o Espírito Santo nos ENSINARÁ TODAS AS COISAS (João 14:26). Vamos fazer isso?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!