QUAL É A MINHA FORMA?

image

' E não vos conformeis a este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. '

( Romanos 12:2 )

A Palavra FORMA pode ter dois sentidos e no final vira um só. Vejamos: (1) O dicionário define como configuração física característica dos seres e das coisas, como decorrência da estruturação das suas partes; formato, feitio. Por exemplo: "a forma de uma mesa". Também define como sendo estado físico sob o qual se apresenta um corpo, uma substância etc. Por exemplo: "forma líquida". (2) Local onde se formata o modelo de um objeto. Por exemplo: "forma de bolo". Seja a característica de alguém ou de um objeto ou o local onde se dá a forma a um objeto, no final, o resultado é um só, ou seja, a forma que a pessoa ou objeto adquire por conta ou por causa da forma em que esta pessoa ou objeto é submetido.

Toda vez que leio este texto ou ouço alguém falando, ensinando, pregando sobre ele, lembro da boleira que quer dar formatos diferentes aos seus bolos, e por isso tem várias formas com diversos formatos. Aí eu penso no que o Apóstolo Paulo está dizendo, para não tomarmos a forma do mundo. E qual é a forma do mundo? O pensamento do mundo não é o pensamento de Deus. E como tenho certeza disso? Veja o que o Apóstolo João falou: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 João 2:15).

O mundo apresenta para as pessoas um estilo de vida voltado para o prazer da carne, do sexo, da cobiça, do dinheiro, da vaidade. E todos estes e outros prazeres levam para a degradação humana, a desvalorização do próximo, o roubo, a mentira, a morte. Todas estas coisas aborrecem a Deus. E quem pratica estes pecados, magoam a Deus.

Com toda razão o Apóstolo Paulo diz para que nós não tomemos a forma do mundo, ou seja, que não pratiquemos aquilo que é o padrão do mundo, mas, pelo contrário, que renovemos a nossa mente. E o que é renovar a mente? Pense em uma pessoa que por qualquer razão precisou ficar longe da escola, colégio, faculdade por 10, 15 ou 20 anos. Mas um dia surgiu a oportunidade e esta pessoa voltou a estudar. Se você conhece alguém assim, vai entender o que vou dizer: Esta pessoa entrou num processo de renovação da mente. Ela pensava que não conseguiria, mas conseguiu dar conta. Ela fica alegre, entusiasmada, verdadeiramente renovada. É ou não é? Renovar a mente, segundo Paulo, seria como que voltar para a Escola de Deus. É voltar a nossa atenção aos ensinos de Deus e nos limpar dos ensinos pecaminosos do mundo. O mundo diz: Faça isso, afinal todo mundo faz! Somos induzidos a fazer um gato com a Internet ou com a TV a Cabo. A oferecer uma "cerveja" para o policial aliviar a multa. A maquiar a contabilidade para se pagar menos impostos. E a lista é enorme. "Todo mundo faz!". Este é o discurso. Quando um filho ou filha de Deus aceita este discurso, está na verdade tomando a forma do mundo. E quem anda segundo o padrão do mundo, o amor do Pai não está nele.

Paulo continua: Para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Sim, existe uma VONTADE DE DEUS que é BOA. Sim, existe uma VONTADE DE DEUS que é AGRADÁVEL. Sim, existe uma VONTADE DE DEUS que é PERFEITA.

Meu irmão e minha irmã, eu quero continuar este assunto na próxima meditação. O que posso te dizer hoje é para você refletir nestas palavras e responder com sinceridade: QUAL É A MINHA FORMA? Se a resposta não for boa, é hora de se voltar para Deus através de uma oração sincera e buscar saber como você pode agradar ao Pai. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!