QUEM AMA NÃO FAZ MAL A NINGUÉM
'
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. '( Romanos 13:8-10 )
Achei muito boa esta palavra do Apóstolo Paulo. Primeiro vamos entender o que acontecia naqueles dias. Paulo se tornou um apóstolo aos Gentios, ou seja, ele pregava para os não Judeus. Enquanto Pedro e os demais eram apóstolos aos Judeus, Paulo pregava mais aos não Judeus. Mas o que acontecia? Os Judeus estavam espalhados por todo o Império Romano, então, não importava a cidade que Paulo chegava, sempre tinha um grupo de Judeus dos quais, alguns se convertiam ao Evangelho, mas a maioria se tornava em opositores aos ensinos e pregações de Paulo. E uma das questões que eles levantavam era sobre o cumprimento da Lei de Moisés. Por isso, esta palavra de Paulo além de ser um excelente ensino, era também uma palavra de refutação ao que aqueles Judeus opositores falavam para o povo que cria no Evangelho, causando confusão.
E falando em confusão, acredito que vivemos também em dias de muita confusão. Tem gente ensinando tantas coisas diferentes que aqueles que não estão acostumados a estudar a Bíblia e se apoiam no que os outros ensinam, ficam confusos com tantas posições teológicas tão divergentes. Mas vamos lá, ao texto de hoje e entender o que Deus tem para nós para este dia.
Quando Paulo diz para não devermos nada para ninguém, é um excelente conselho. Ficar devendo é estar refém de alguém ou de alguma situação. Sabe quando queremos dar um conselho para alguém e na hora de falar, lembramos que temos uma pendência naquele assunto???!!! Fica difícil de falar, não é? Não temos 100% de moral para falar daquilo, porque para nós ainda é um assunto não resolvido, então, somos obrigados a nos calar. Estamos refém daquela situação e por isso, nos calamos. É neste sentido que Paulo diz, para não dever nada, A NÃO SER O AMOR. Por quê? Se devemos amor é porque alguém já nos amou e devemos retribuir. E quando retribuímos com amor a pessoa sente que deve nos amar mais ainda e assim ficamos neste circulo de amor. Enquanto mais amamos, mais somos amados. Isto é lindo demais.
Paulo continua dizendo que amar é o cumprimento da Lei. Ele cita alguns exemplos, como: "Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás. Se fizermos isso, estaremos cumprindo com toda a Lei, mas e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Este é o ponto de tudo: AMAR A MIM MESMO. Se eu me amo, devo amar ao meu próximo na mesma medida, na mesma proporção. E se eu não me amo? Tenho que saber o por quê e mudar isso. Eu não sou melhor e nem pior que os demais. Posso não gostar da minha trajetória de vida. Se for isso, tenho que descobrir como mudar isso. Como levar a minha vida na direção que me traga a alegria da vida. Se eu conseguir isso, obviamente vou me amar e consequentemente vou amar meu próximo, que também vai me amar e continuaremos assim, até...
Por fim, Paulo conclui dizendo que o amor não faz mal ao próximo. Quem prejudica o próximo não ama e quem não ama não recebe amor e quem não recebe amor não se ama e quem não se ama tem uma vida muito infeliz.
Meu irmão e minha irmã, como esta palavra do Apóstolo Paulo é tão profunda, e por isso mesmo, devemos abraçá-la com todas as nossas forças e avaliar o quanto amamos a nós mesmos, ao próximo e quanto temos dado ou ofertado deste amor. Lembremos que enquanto mais amarmos, mais seremos amados. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo