A PALAVRA DE DEUS É SAÚDE E VIDA

image

' Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. '

( Provérbios 4:20-22 )

Achei muito interessante esta palavra de hoje. Salomão, que é o autor do livro Provérbios, chama a atenção para uma questão de suma importância. Ele faz questão de mostrar que o que ele vai dizer é realmente muito importante. Veja a intensidade de emoções envolvidas no que ele diz: 'Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração'.

É muito mais do que um professor do cursinho que está dando aquelas dicas do que vai cair no Vestibular, ou do que a mãe que dá as instruções para o filho que vai para seu primeiro dia de trabalho. Está mais para o sargento que está dando as últimas instruções para seu pelotão que está prestar a entrar numa batalha. Dar ouvidos àquelas instruções pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Fico perplexo quando vejo muitas pessoas que leem a Bíblia sem dar a devida importância ao seu conteúdo. Trata como mais um livro de história. Ali tem histórias de homens e mulheres que foram importantes para a nação de Israel e tem também as histórias de Jesus. Muito bacana. E só. Outros não leem e dependem daquilo que outros falam.

Lembro de meu pai que toda vez que voltava de uma consulta médica, principalmente com minha mãe, com uma lista de remédios, antes de dar qualquer um para ela, ou para ele mesmo ou para nós, seus filhos, ele lia vagarosamente todas as bulas. Ele queria entender exatamente para que servia cada um e se tinha alguma contra indicação. Se encontrasse algo que não gostava, retornava no médico e contava sua versão dos fatos. Às vezes era convencido pelo médico. Outras vezes ele convencia o médico. Mas ele queria ter certeza de estar tomando ou dando a medicação certa.

Salomão está preocupado e fala com muita seriedade. Ele conclui esta porção de hoje dizendo: 'Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo'.

Para nós hoje, que temos esta Palavra de Deus, não se restringindo aos escritos de Salomão, mas também pelo que tantas e tantas pessoas escreveram, inspiradas por Deus, para nos deixar este remédio, temos que levar em conta a preocupação de Salomão. Precisamos estar atentos a cada Palavra. Inclinar para ela os nossos ouvidos. Não a afastar de nossos olhos e ter o cuidado de as guardar em nosso coração, entendendo que se assim procedermos, vamos encontrar VIDA e SAÚDE. Você já pensou na profundidade disso?

Meu irmão e minha irmã, precisamos prestar atenção neste alerta de Salomão e ler a Palavra de Deus com muito carinho. A maneira como a tratarmos pode ser a diferença entre termos saúde ou não, de termos vida ou não. Vamos pensar nisso?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!