O TRIO DA VITÓRIA: ALEGRIA, PACIÊNCIA E ORAÇÃO

image

' Alegrai-vos na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverai na oração. '

( Romanos 12:12 )

O Apóstolo Paulo neste capítulo 12 da Carta aos Romanos está dando uma série de instruções para que a Igreja vença as lutas nas 3 esferas em que todos nós estamos inseridos: PESSOAL, SOCIAL e ESPIRITUAL.

Tanto a igreja do primeiro século como a de hoje, vive a mesma luta e a mesma dificuldade. Portanto, o que Paulo ensinou para eles é completamente verdadeiro e real para nós, hoje.

No texto que separei para nossa meditação, ele está dizendo 3 coisas:

(1) Alegrai-vos na esperança. O conceito mais básico de esperança é: Confiança de que algo bom acontecerá. Por exemplo: Esperança de se curar. É também: Crença de que um desejo se torne realidade. Por exemplo: Esperança de casar. Quando temos esperança, encontramos forças para prosseguir em nossa jornada, empreitada, desafio, porque acreditamos que vamos alcançar o resultado esperado. Então, Paulo diz que nesta fase temos que ter ALEGRIA. Falei outro dia sobre a força que a alegria provoca em nossa alma. Quando adicionamos alegria em nossa esperança, estamos com maiores probabilidades de ir mais longe.

(2) Sejam pacientes na tribulação. Mas a vida não é só alegria. Se tem uma coisa que parece que nos alcança mais que a alegria, é esta tal de tribulação. Parece que se ela vê alguém alegre por qualquer razão, ela se enfurece e vem atacar com toda a força. Assim sendo, todos nós sabemos muito bem o que é passar por tribulação. Mas aí está o grande perigo: Muita gente não consegue suportar a tribulação e termina fazendo coisas erradas, aumentando ainda mais a crise e a dor. Por causa das dificuldades que a tribulação provoca, alguns sucumbem na tristeza e partem para a agressão (até contra quem não tem nada a ver com o problema) ou partem para a fuga (através das bebidas ou drogas) e tem quem se deixa vencer pela depressão, que pode levar até à morte. Por isso, Paulo orienta seus leitores a serem PACIENTES neste tempo de tribulação. Tudo na vida passa (como diz o ditado). A noite passa e depois vem a manhã. A tempestade passa e depois vem a bonança. A tribulação também vai passar. Precisamos aprender a exercer esta paciência neste triste período de nossas vidas.

(3) Perseverai na oração. O que poderia ser o item mais simples, na verdade não é. Parece que orar é algo tão básico como tomar o café da manhã, mas não é não. Tenho vivido uma longa jornada na Igreja e participado tanto das reuniões semanais de estudos, pregações, etc e tal, como dos encontros específicos para oração. No geral, as pessoas não tem o hábito de orar. O número de pessoas que frequentam os cultos de oração são significativamente menor do que nos demais encontros. Quando as pessoas tem suas crises, fazem suas orações, seus rogos, seus lamentos diante de Deus, e logo desanimam. Muitos desistem de orar e pedem para outros(as) irmãos(ãs) orarem, mas elas mesmas desanimam logo. Talvez pelo sofrimento que pode causar um sentimento de fraqueza espiritual ou de pecado, por isso acham que Deus não vai ouvi-las. Mas Paulo insiste que é neste momento que a pessoa precisa PERSEVERAR em oração. Tomo por exemplo o atleta olímpico. Se ele não fizer um treinamento sistemático e com muita perseverança, não vai chegar nas Olimpíadas. E tem também o músico. Da mesma forma, se não perseverar nos ensaios, não vai alcançar o sucesso. Se é assim nas questões profissionais, não devemos ser muito mais perseverante nas questões espirituais?

Meu irmão e minha irmã, ao ler este texto de hoje, pensei logo no título - O TRIO DA VITÓRIA: ALEGRIA, PACIÊNCIA E ORAÇÃO. Creio que todos nós queremos vencer em todas as áreas de nossa vida. Então, está aí o segredo apresentado pelo Apóstolo Paulo. Vamos nessa e agregar este trio em nossa jornada diária? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!