ALIANÇA DE SANGUE

image

' E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras. '

( Êxodo 24:6-8 )

Todos nós, com certeza, já ouvimos de que Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar. Sim ou Não? Mas nem todos entendem exatamente o que isto quer dizer. E por que não entendem? Porque não foi explicado. A maioria das pregações e ensinos sobre a morte de Jesus na cruz foca alguns ângulos mas nem sempre vai até às suas origens.

No texto de hoje, Moisés e o povo estão ao pé do Monte Sinai, o Monte de Deus. Ali Deus deu algumas instruções a Moisés e ao povo. Foi neste monte também que Deus deu a Moisés as Tábuas da Lei ou os Dez Mandamentos. Pois bem, nesta porção do texto, após oferecerem holocaustos ao Senhor (sacrifícios pacíficos de bezerros), Moisés dividiu o sangue em duas partes: uma espargiu sobre o altar e a outra deixou em bacias. Leu perante o povo o Livro da Aliança e depois do comprometimento do povo, espargiu o restante do sangue sobre o povo.

Note que após a leitura do Livro da Aliança, o povo fez um compromisso com Deus e eles disseram: 'Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos'. Só após o comprometimento do povo é que Moisés espargiu o restante do sangue do sacrifício sobre o povo e disse: 'Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras'. O SANGUE DA ALIANÇA. Foi feito uma aliança entre Deus e o povo. Deus estaria cuidando do povo, suprindo-o em todas as suas necessidades. Seria então o Deus daquela nação e o povo iria obedecer aos mandamentos do Senhor. Lembra dos Dez Mandamentos? Amar a Deus, amar o próximo, honrar pai e mãe, não adulterar, não roubar, não matar, etc e tal. Enfim, o povo deveria ser GENTE BOA. Mas o povo obedeceu aos mandamentos do Senhor? NÃO. Aquele povo foi gente boa? NÃO.

O tempo passou e 2000 anos depois vem Jesus e faz uma nova aliança. Veja: 'E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras'. (Mateus 26:26-30).

Com Moisés houve uma primeira aliança e com Jesus uma NOVA ALIANÇA. Em ambas as alianças havia o sangue. No caso da ceia, Jesus simbolicamente coloca o suco da vide como lembrança ou referência ao sangue. Por isso as igrejas mensalmente participam da Ceia do Senhor, como um memorial do ato do sacrifício de Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Leia João 1:29 e I Coríntios 11:23-26). Creio que o ponto que liga tudo isso é quando Jesus estava sendo julgado por Pilatos. Lembra? 'Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado. O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado. Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso. E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos. Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado'.(Mateus 27:22-26). Se o povo tinha ou não consciência do que estavam falando, fizeram uma ligação entre o que estava por acontecer com Jesus e o ato de Moisés, lá no pé do Monte Sinai.

Apesar de tudo o que já foi pregado e ensinado no decorrer destes outros 2000 anos, de Jesus até nós hoje, parece que o mesmo problema continua: O povo não tem compromisso com Deus e não tem a menor intenção de obedecer aos Seus mandamentos. As pessoas da época de Moisés não honraram a Aliança de Sangue que foi feita ali no pé do Monte Sinai. As pessoas da época de Jesus não honraram a Aliança de Sangue que foi feita ali no pé do Monte Calvário. E as pessoas hoje? Honram esta aliança que Deus fez conosco?

Meu irmão e minha irmã, este é um assunto muito sério. Queremos que Deus seja nosso Deus mas parece que a maioria de nós (jamais poderia dizer todos, até porque só Deus para conhecer o íntimo de cada um, mas falo de muitos por conta dos frutos) ainda não se deu conta da importância da Aliança de Sangue que Deus fez conosco, quando o sangue de Jesus que era, que é e que será sempre o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, foi derramado e/ou espargido naquele dia, e pela fé, de uma vez por todas, em favor de todos os que creram naquela Aliança. Sim, meus queridos, este é um assunto de foro íntimo. Acho que este é um ótimo momento para cada um fazer sua oração e renovar sua ALIANÇA COM DEUS. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!