O QUANTO CONHECEMOS DO SENHOR?

image

' Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. '

( Oséias 6:3 )

O texto de hoje é uma chamada do profeta Oséias ao povo de Deus. Se fosse numa linguagem mais popular seria algo tipo: "Pessoal, precisamos conhecer ao Senhor e mais que isso, precisamos querer continuar conhecendo".

Por que o profeta faz este desafio, já que ele estava falando com o próprio povo de Deus? Provavelmente naqueles dias o povo estava como nos dias atuais: Vemos multidões indo para os mais variados estilos de Igreja, mas a maioria não conhece a Deus.

Se fizermos uma enquete, seja na porta de algumas dessas igrejas, ou na rua ou ainda pela internet, perguntando (resposta livre): O que você conhece de Deus? A maioria iria responder sobre alguns grandes feitos de Deus, tipo: Promoveu as dez pragas do Egito, abriu o Mar Vermelho, fez o Sol parar depois da oração de Josué, mandou fogo do Céu depois da oração de Elias, fechou a boca dos leões quando Daniel foi jogado na cova, impediu que o fogo queimasse os 3 amigos de Daniel que foram jogados na fornalha ardente, e a lista seria enorme. Mas a pergunta não foi esta. A pergunta não é: "O que você conhece dos grandes feitos de Deus?". Não. A pergunta é: "O que você conhece de Deus?"

Se eu fizesse essa pergunta a meu respeito, alguns que me conhece, iriam responder uma série de coisas. Talvez alguém acertasse coisas do tipo: qual o meu herói dos quadrinhos, qual minha cor preferida, qual doce mais aprecio, o que mais gosto de fazer e coisas assim. Mas... QUEM SOU EU? O que você realmente conhece a meu respeito? Acredito que muita gente não saberia o que dizer. O mesmo se refere a Deus. Muita gente dentro da Igreja não conhece a Deus. Conhece Suas histórias e Seus feitos, mas não tem certeza sobre o que Ele mais gosta ou qual é o seu maior sonho ou desejo.

O profeta Oséias sabia desta deficiência do povo, por isso ele convoca as pessoas para além de conhecer a Deus, que tivessem o desejo de querer continuar conhecendo. Deus sempre fez muitas promessas e estas promessas só serão devidamente aproveitadas por aqueles que conhecem a Deus. Se eu ou você não conhecemos a Deus e as Suas promessas, como poderemos vivê-las? Como poderemos nos apropriar delas? Não tem como.

O profeta continua no mesmo versículo dizendo: 'a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra'. O que Oséias quer dizer? Da mesma forma como não nos preocupamos com o amanhecer do dia de amanhã, porque nos é tão natural, por isso nos deitamos tranquilos e já planejamos o que fazer amanhã. Quem leva marmita para o trabalho, já a prepara hoje e não fica pensando: Será se amanhã vai acontecer? Ou: Será se amanhã vai amanhecer? Não pensamos nisso. Simplesmente porque é uma coisa certa. Oséias compara este amanhecer de todo dia que é tão certo como a chegada de Deus. Vai acontecer e pronto. E Ele virá sobre o seu povo como a chuva da primavera. A terra está sedenta e quando a chuva cai, em poucos dias a relva cresce, os rios se transbordam e isso significa água e alimento para os animais e para os homens também. Trata-se do renovar da vida.

Meu irmão e minha irmã, a chegada de Deus em nossa vida é tão certa como o amanhecer de cada dia, e com esta chegada de Deus, vem toda a provisão e o renovar de nossa vida. Mas para isso, precisamos CONHECER A DEUS E CONTINUAR CONHECENDO-O. Vamos aceitar o desafio de Oséias?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!