O HOMEM PRUDENTE

image

' Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. '

( Mateus 7:24,25 )

O Sermão do Monte é o discurso mais famoso de Jesus. Nele Jesus discorre sobre diversos assuntos do dia a dia das pessoas, tanto no aspecto religioso/espiritual como no aspecto social.

Quase no final deste sermão, Jesus faz uma declaração explosiva e impactante: 'Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha'.

Fico pensando naquele(a) médico(a) recém formado(a) já na fase da residência médica. Está sob a supervisão de um médico graduado, pós-doutorado ou coisa assim. Trata-se de uma fase prática, onde pacientes reais, com problemas reais estão diariamente sob seus cuidados. Este residente precisa prestar muita atenção em todas as instruções de seu supervisor, que é uma pessoa com muita experiência. Nem tudo o que acontece nos hospitais estão narrados nos livros e apostilas. Boa parte do aprendizado acontece ali, nesta fase. O residente precisa ter consciência de que, mais dia menos dia, vai enfrentar as situações sozinho e não vai contar com a orientação firme do supervisor.

Mas sabe o que é triste? Em todos os ramos profissionais, em todos os grupos dos ditos especialistas, tem aqueles que não prestaram a devida atenção nas instruções naquela fase crítica do aprendizado. E quais são os riscos desta falta de atenção ou falta de interesse? Pode ser a diferença entre a vida e a morte de alguém.

Jesus fez seu maior sermão, mais inclusivo possível, mais abrangente possível e no final disse (na linguagem de hoje seria assim): 'Se alguém seguir meus conselhos, vai se dar bem. Posso compará-lo a uma pessoa prudente que construiu sua casa sobre a rocha. O perigo pode até vir, mas não vai provocar danos'.

E o que nós queremos em nossa vida? Não é ficarmos bem? Não é, diante das lutas e crises, vencermos?

Meu irmão e minha irmã, quero encerrar a meditação de hoje perguntando: Será se estamos dando ouvidos aos ensinos de Jesus? Será se estamos praticando os ensinos de Jesus? Precisamos repensar isso e com urgência. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web