ANDAI COMO FILHOS DA LUZ
'
Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade e justiça e verdade). '( Efésios 5: 8-9 )
Muitas vezes queremos viver como adolescentes, despreocupados com qualquer compromisso, ordens ou regras. Sim, queremos ficar livres destas coisas chatas que todo adolescente foge. O que eles querem? Só curtir a vida. Espiritualmente muitas vezes é assim que queremos agir e viver.
Não estou nem falando dos compromissos que muitos de nós temos por conta das funções que ocupamos em alguma igreja, seja como líder ou membro atuante de algum ministério. Estou me referindo hoje apenas ao simples papel de membro de alguma igreja. No dia que assumimos esta posição, todos os nossos amigos já começaram a nos olhar de forma diferente: "Olha lá... Agora ele(a) é crente!" Não foi assim com você? Por causa deste estigma, os amigos e conhecidos já começam a ditar o que podemos ou não fazer. E por conta disso, parece que perdemos uma liberdade de escolha. Nem sempre esta imposição da sociedade ou da igreja local é bem vinda. Só queremos ter a liberdade de decidir o que fazer e o que não fazer, quando e onde quisermos.
Conheço algumas pessoas que estão vivendo esta crise. Eu acredito que a crise é boa, quando nos leva a refletir sobre nossas decisões, e assim, sedimentar nossas escolhas. Nem todos escolheram com toda convicção fazer parte deste ou daquele grupo ou igreja e deste ou daquele ministério. Muitos foram sendo levados e na empolgação, assumiram alguns compromissos que ao longo da jornada, foram se tornando um peso. Assim sendo, quando ele ou ela passa por esta crise, pode reafirmar se escolheu o que queria escolher ou se quer mudar a direção de sua vida. Deus nos dá o direito de escolher.
Mas quero refletir um pouco sobre esta palavra do apóstolo Paulo. Ele diz que SOMOS LUZ. Antes éramos trevas, mas agora não somos mais. O que ele quer dizer com isso? Que antes de se ter uma experiência real com Deus, vivíamos nas trevas da ignorância espiritual. Como se diz popularmente: Vivíamos como o diabo gosta. E o que é isso? Quando não conhecemos a vontade e os mandamentos de Deus, vamos vivendo com toda a liberdade, fazendo o que dá na telha. As regras são as regras que a própria sociedade dita. Os padrões morais são os do mundo. Por isso mesmo, pessoas se enchem de drogas, morrem, matam ou vão vivendo de qualquer jeito. Muitos não roubam, descaradamente, como vemos nas notícias sobre o que muitos políticos tem feito, mas sonegam o Imposto de Renda, fazem gato com a NET do vizinho, estacionam na vaga do idoso (sem ser) e assim vai. 'Mas todo mundo faz isso', dizem alguns. Sim. Este é o padrão do mundo. Este é o padrão de quem vive nas trevas.
Paulo declara que agora SOMOS LUZ e portanto, devemos viver como FILHOS DA LUZ. A partir do momento que assumimos um compromisso com Deus, o nosso padrão deixa de ser o padrão das trevas e passa a ser o padrão da luz. Muitas coisas que achávamos legal antigamente, já não são mais. Muitos passavam as noites em baladas, nas bebidas, drogas e orgias. Hoje não acha isso mais legal. Então, vejo que o novo gosto não é ruim e nem traz peso. Se alguém acha que ser da luz é um peso, que preferia a liberdade da vida que levava antigamente, esta pessoa ainda não é da luz de Deus.
Por isso acho muito legal que ela viva esta crise para repensar o que decidiu se foi realmente autêntico ou se foi só na empolgação. Paulo conclui dizendo que 'o fruto do Espírito está em toda bondade e justiça e verdade'. Quem é FILHO DA LUZ vive naturalmente esta "bondade e justiça e verdade" que é fruto de quem experimentou a transformação no Espírito Santo de Deus.
Meu irmão e minha irmã, vamos refletir sobre nosso comportamento, se é coerente com o de um(a) filho(a) da luz. Mas também, vamos ajudar aqueles nossos irmãos e irmãs que estão vivendo a crise. Antes de julgá-los, de condená-los ou de lhes colocar mais peso, vamos conversar, vamos entender o que realmente estão vivendo e ajudá-los nesta nova caminhada de vida, para que se sintam realizados como FILHOS DA LUZ. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!