AMIGO PRA TODAS AS HORAS
'
Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te. '( Isaías 41:6 )
Este é um texto que me acompanha desde a minha adolescência (E olha que já faz um tempinho). Naquela época eu vivia muito sozinho, com raras amizades e nem sempre com disposição para ouvir meus lamentos. Isto me tornava ainda mais solitário.
Lembro que em uma dessas crises, li este texto e ele me sorriu de uma forma tão gostosa, que nunca mais me esqueci. Resolvi ser o amigo daquele que estava à beira do caminho da vida, precisando de uma palavra, de um apoio, de um ombro, de um incentivo. Aprendi que nem sempre recebemos, mas sempre devemos estar dispostos a dar.
Em minha mente fértil e fantasiosa, eu via a vida como uma estrada. Algumas vezes esta estrada era à beira mar; outras vezes em meio à selva; e muitas vezes em meio ao deserto. Todos estão na estrada, em um ou outro ponto. Como a jornada de cada um segue momentos diferentes, objetivos diferentes e sensibilidades diferentes, as pessoas se encontram mas nem sempre se percebem.
Muitos estão vivendo um momento alegre e não percebem que tem alguns sentados à beira do caminho, cansados, exaustos e até machucados. Machucados por quê? Por causa da longa caminhada. Por causa da estrada ora de pedra, ora em meio aos espinhos. Por causa de outras pessoas que até a assaltaram e espancaram. A estrada da vida tem muitas histórias.
Nesta estrada tem pessoas desconfiadas. Quando vê alguém sentado no caminho ou até caído, desconfia que possa ser um golpe e passa bem de longe. Outros estão tão cheios de sua autocomiseração que não tem tempo para ver e ouvir a dor do outro. Afinal, cada um que cuide de si mesmo. Sim, a estrada da vida tem muitas histórias.
Quando percebo estas coisas, estes comportamentos, lembro daquele texto que lá atrás, na minha adolescência, me salvou: "Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te."
Deus não criou a estrada da vida para que alguém andasse sozinho por ela. Vemos que lá no Jardim do Éden, Deus já tinha dito que não era bom que o homem vivesse só. Dois suportam com mais facilidade as dificuldades do dia a dia. Um grupo suporta com maior facilidade ainda. Devemos SER o amigo que queremos TER. Todos precisam de um amigo, inclusive nós mesmos.
Meu irmão e minha irmã, que a partir de hoje, possamos olhar com mais amor, com mais fraternidade, com mais carinho, com mais solidariedade aqueles que estão sentados à beira da estrada. Talvez desanimados porque não tem mais esperança. Talvez exaustos demais, precisando apenas de um refrigério ou uma voz amiga dizendo: "Não desista. Eu estou aqui." Vamos fazer isso? Vamos viver isso? Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!