VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES

image

' Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. '

( João 8:36 )

Quero continuar nesta meditação de hoje analisando a conjunção SE. Como disse ontem o SE pode ser tanto condicional como casual. Vamos olhar o texto acima do ponto de vista casual. Pensemos: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."

SE, POIS, O FILHO VOS LIBERTAR. Pode existir alguma causa para o Filho (que é Jesus) nos libertar ou não nos libertar? Há sim. O que? O nosso desejo. O nosso desejo vai causar o sim ou o não.

O profeta Jeremias diz: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. (Jeremias 17:9-10).

Podemos viver um tempo complicado, resultado de uma vida torta ou simplesmente consequência de decisões erradas. Devido ao sofrimento, temos a oportunidade de nos achegar a Jesus e Ele tem o desejo de nos libertar de tudo aquilo que está trazendo derrota na nossa vida. Mas, na maioria das vezes, temos que abrir mão de alguma coisa. E justamente é aí o ponto crítico da coisa. Nem sempre queremos abrir mão daquilo que conquistamos ou que achamos que conquistamos.

Na maior parte das vezes, apenas reclamamos das atitudes de outras pessoas que estão nos prejudicando. Mas nem sempre olhamos o todo de nossa vida e reconhecemos que algumas decisões erradas ou precipitadas são a verdadeira causa que nos levaram ao sofrimento.

Não posso deixar de pensar na frase do apóstolo João: Se, pois, o Filho vos libertar. SE. A libertação acontecerá como causa da decisão de confiarmos em Jesus e abrirmos mão daquilo que nos está levando ao fracasso e à dor. Quantas vezes clamamos a Deus e pedimos socorro e livramento e nada acontece? Talvez porque não queremos deixar de praticar algo que aparentemente está nos dando alegria e prazer, mas na verdade está nos derrotando.

Meu irmão e minha irmã, hoje é o dia de vivermos a libertação oferecida pelo Filho, que é Jesus Cristo. Vamos fazer uma reflexão séria sobre nossos procedimentos? Vamos nos entregar inteiramente nas mãos do único que pode nos libertar? Porque a Palavra de Deus é muito clara. Não dá margem para qualquer outra interpretação: SE, POIS, O FILHO VOS LIBERTAR, VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web