ONDE COMEÇA O PECADO?

image

' Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. '

( 1 João 2:15,16 )

Falamos muito sobre pecado, que não devemos pecar, que isso e aquilo, mas percebi que quase nunca falamos de como tudo começa.

O apóstolo João coloca 3 questões que nos levam a pecar:

(1) concupiscência da carne. Trata-se da cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais.

(2) concupiscência dos olhos. Estes se referem ao prazer mental que é estimulado pela vista. Boa parte do prazer pecaminoso do mundo se experimenta mediante os olhos (Mateus 5:27-28). Muitos que se apressariam a negar qualquer intenção de cometer ou consumar um pecado, na verdade sentem um vivo desejo de ler ou ver coisas que estimulem ao pecado.

(3) soberba da vida. Aqui se trata da vanglória, ou seja, jactância, ostentação ou orgulho. Está ligada com a nossa maneira de viver. A expressão 'vanglória da vida' implica uma satisfação materialista com os bens do mundo, um estado mental no qual o material ocupa o lugar do espiritual. Todos estamos inclinados em diferentes graus a uma vanglória tal, e devemos nos precaver contra ela. Alguns se orgulham indevidamente da grife que usa; outros, de suas possessões, de sua beleza ou de seus filhos.

Por estes exemplos, entendemos que João nos dá a dica de que somos influenciados por estes 3 grupos de pecados básicos, inerentes ao ser humano, mas que podem ser identificados e subjugados à nossa decisão de não pecar.

Por um lado, somos impelidos naturalmente pelo desejo de pecar, mas por outro, somos afastados do desejo pela decisão do que nos é melhor fazer.

A pergunta final é: Quem vence esta batalha? O desejo ou a decisão?

Meu irmão e minha irmã, temos diante de nós uma séria disputa e com certeza vai vencer quem alimentarmos melhor. Pode até parecer uma ridícula simplificação das coisas, mas se pararmos e pensarmos bem no assunto, a verdade é esta mesma. Então, é possível sim vencermos o pecado e a dica do apóstolo João para isso é não amarmos o mundo. Vamos pensar mais sobre isso?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web