PARA VOCÊ A CRUZ É LOUCURA OU PODER DE DEUS?

image

' Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. '

( 1 Coríntios 1:18 )

O apóstolo Paulo escreveu estas palavras há mais ou menos 2000 anos. Mas é incrível como elas são tão atuais como eram naqueles dias.

Quando falamos sobre o motivo da morte de Jesus Cristo na Cruz, muita gente não entende e não aceita. Parece uma conversa louca. Tem quem argumente: Se Deus quer salvar as pessoas e Ele sendo Deus não é só estalar os dedos e pronto e a pessoa fica salva? Por que toda esta história de Jesus morrer na cruz para pagar os nossos pecados?

Para se entender a cruz é necessário conhecer a Palavra de Deus. No Jardim do Éden Deus havia dado uma ordem para Adão. Ele poderia comer do fruto de todas as árvores menos da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. A consequência da desobediência a esta ordem seria a morte. Alguns argumentam: Adão comeu e não morreu. Mas houve uma morte sim: um animal morreu em substituição a Adão. Mas houve também uma separação do homem e Deus (morte espiritual). O homem foi expulso do paraíso e ficou distante de Deus. A partir daí, toda vez que o homem pecasse, deveria haver uma morte para expiação daquele pecado. Mas o homem só ofereceria um sacrifício de expiação a Deus se reconhecesse que tinha pecado. Do contrário, seguiria sua vida normalmente, mas longe de Deus.

Nos tempos de Moisés, que foi a quem Deus deu não apenas os 10 Mandamentos mas todos os demais mandamentos e ordenanças, sejam a nível social (civil) como também moral e espiritual, quando o povo de Israel estava para sair do Egito, foi instituído o cordeiro pascal, por conta da última praga, a da morte dos primogênitos. Naquele momento cada família deveria sacrificar um cordeiro, em substituição ao seu primogênito. O cordeiro pascal era o substituto. Aquele era um ato de fé. Quem creu, ou seja, quem acreditou na Palavra de Deus dada a Moisés, viu o livramento em sua casa. E quem não creu?

Quando Jesus iniciou o seu ministério, João Batista declarou: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus passou seus 3 anos e meio ensinando e operando muitos milagres. Mas o principal objetivo foi o de ensinar o caminho para Deus, que seu próprio povo havia perdido através dos tempos. E no final, Ele morreu quando? Na Páscoa, justamente na festa que comemorava a lembrança do livramento do Egito.

A morte de Jesus na cruz serviria para substituição de todo o pecador. Esta foi a mensagem pregada por todos os apóstolos e tem sido pregada através dos séculos. Em todos os tempos sempre existiu uma grande dificuldade das pessoas se considerarem pecadoras e, portanto, merecedoras da morte, ou seja, que devem permanecer longe de Deus.

A mensagem da cruz é uma mensagem de reconciliação. Mas se o homem não se julga pecador, não sente a necessidade de se reconciliar com Deus. Por isso a cruz é loucura para quem não crê. Mas para quem crer, verdadeiramente é o poder de Deus. Nada que o homem fizesse seria suficiente para se reconciliar com Deus. Por isso Deus tomou a iniciativa e fez o serviço perfeito. E deu a opção do homem crer. Quem crer é salvo e se sente imensamente feliz com o agir de Deus. E quem não crê? Acha toda esta conversa uma loucura.

Meu irmão e minha irmã, cabe a cada pessoa decidir se a cruz é loucura ou poder de Deus. A minha escolha foi pelo poder de Deus.

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web