O PODER DA ESPERANÇA
'
Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. '( Jó 14:7-9 )
O texto de hoje foi dito por Jó, uma das pessoas mais emblemáticas do Antigo Testamento. Quem Nunca ouviu sobre as histórias de Jó? Quem nunca ouviu falar de seus sofrimentos e como lidou com as terríveis perdas, com o desprezo e abandono da esposa e com as críticas de seus amigos?
Por mais que cada um de nós já tenha sofrido muito nesta vida, parece que ninguém se compara com Jó e nem quer. Talvez por isso mesmo, suas palavras tem tanto valor. São palavras de quem viveu toda a intensidade do sofrimento e ao final: VENCEU! Sim, ele tem algo a nos ensinar.
Jó fala que mesmo uma árvore sendo cortada, ela tem esperança. Se esta árvore envelhecer tanto que seu tronco venha a morrer, mesmo assim, ela tem esperança. Ao cheiro das águas ela brotará e dará novamente seus ramos.
O discurso de Jó não tem nada a ver com o meio ambiente, desmatamento ou políticas ecológicas. A lição que tiramos deste texto é para o ser humano que diante de tantas crises, lutas e angústias, sente-se esvaído em suas forças e sente desejo de jogar a toalha.
Nunca se falou tanto em desistência da vida como nos dias atuais. Pessoas de todas as idades estão entregando os pontos, porque não estão conseguindo dar conta dos problemas.
Se todas aquelas pessoas pudessem olhar para Jó, e se todos nós pudermos olhar para Jó, ver a totalidade de sua vida, de seu sofrimento, de suas angústias, de seus rogos a Deus, por ter se sentido abandonado até mesmo pelo Criador, se pudermos ver que em meio a tudo isto, ainda brotou uma esperança que não foi frustrada, pois o Senhor Deus lhe apareceu e conversou com ele, e pôs em cheque seus argumentos, mas no final de tudo aquilo, lhe deu vitória. Deus lhe restituiu as perdas e lhe proporciou um novo recomeço. Não é isso o que muitos de nós está esperando? Um recomeço?
Meu irmão e minha irmã, vamos olhar para nossa alma, que talvez esteja tão minguada e dizer-lhe: Alma, EM DEUS HÁ ESPERANÇA. E esperemos o agir de nosso grandioso Deus em nosso favor. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!