O BRAÇO FORTE DO SENHOR NOS TRAZ A SALVAÇÃO
'
Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a equidade não pode entrar. Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça. E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve. '( Isaías 59:14-16 )
Se você der uma lida rápida neste texto de Isaías 59, vai ter uma ideia de como Deus, o Nosso Senhor, encara a questão do pecado e suas consequências. Existem inúmeros exemplos de pecados que o povo vai concebendo e como uma coisa ruim se torna pior ainda.
E no final das contas, entra-se num assunto deverasmente atual: Direito e Justiça. Este assunto não é algo particular, de um e de outro, mas de toda a sociedade. Quando o pecado de alguns vai tomando proporção de se alastrar por toda a sociedade, o DIREITO dá um passo para trás e a JUSTIÇA fica de longe. Não é o que temos visto nos nossos dias? Você percebe que o tema PECADO é mais do que apenas uma questão religiosa?
O texto continua dizendo que a verdade anda tropeçando pelas ruas, igual ao bêbado. E qual a consciência de realidade que um bêbado tem? Nenhuma. Ou tudo é só alegria ou a mínima coisa é motivo para brigar. Não é assim? Por causa disso, a EQUIDADE (virtude de quem ou do que manifesta senso de justiça, imparcialidade, respeito à igualdade de direitos) não pode entrar, ou seja, em um lugar assim o que é correto e justo não prevalece.
Diz ainda que a verdade desfalece, desmaia, desaparece e QUEM SE DESVIA DO MAL ARRISCA-SE A SER DESPOJADO. Vivemos dias em que as pessoas tem medo de falar o que certo, de brigar pelo que é justo. Um adolescente se assenta no banco reservado aos idosos e do lado, em pé, tem um idoso. A maioria das pessoas olham e tem medo de falar. Por quê? Porque a justiça tem favorecido o errado e prejudicado o certo. E isso é resultado de um povo que tem se afastado de Deus, o Senhor Deus, e o pecado se alastrado para dentro das casas, das empresas, das pessoas em todos os lugares.
Mas Isaías diz: O SENHOR VIU. Sim, Deus vê todas as coisas. E Ele não gostou do que viu. Ele viu como o povo foi se perdendo e quanto mal foi acontecendo no meio do povo, do povo de Deus, do povo que aprendeu a fazer o certo, mas optou pelo errado. Sim, Deus se entristeceu com o que viu. Mas teve uma coisa que Ele não viu e queria ver. O quê? Não havia um INTERCESSOR. Era necessário que houvesse alguém que, olhando toda esta decadência humana por causa do pecado que se alastrou por todos os lugares, se colocasse diante dEle e intercedesse a favor do povo. Que pedisse perdão. Que pedisse uma solução. Mas não encontrou.
Por causa disso, Deus virou as costas e não fez nada? Nada disso: Muito pelo contrário. Já que não tinha ninguém para interceder pelo povo, Ele mesmo resolveu agir e com Seu braço forte trouxe a salvação.
Meu irmão e minha irmã, duas coisas me chama a atenção para nós hoje: (1) vivermos corretamente, longe do pecado, e, (2) precisamos nos indignar com o resultado do pecado que corrompe a nossa sociedade e devemos começar a interceder para que Deus intervenha e traga a Sua salvação. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!