TEM DIAS QUE NOS SENTIMOS SOZINHOS E PERDIDOS
'
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. '( Josué 1:5 )
Sim, tem dias que nos sentimos sozinhos e perdidos. Como pode ser isso? Mesmo rodeados de pessoas, passamos por situações que parece ninguém está vendo ou se importando.
Vejo frases nas Redes Sociais do tipo: 'Se a dor do teu irmão não te incomoda, o doente é você'. Sim. Muitas vezes quero me importar com a dor do meu irmão. Muitas vezes quero me importar até com a dor daquele que sem eu entender o porquê, se levanta como meu inimigo. Mas nem sempre depende de mim. E tem vez que a dor é a minha.
Hoje quero perguntar: Por que pessoas próximas, pessoas que estavam na categoria de amigas, pessoas que trabalham conosco, pessoas que são da família, pessoas que são da mesma igreja ou outro grupo social, do nada, começam a nos perseguir e falar mal? Acho mais fácil entender o ataque daquele que sempre foi o inimigo. Mas como entender ser atingido pelo 'fogo amigo'?
Josué estava vivendo um momento difícil. Ele estava perdido e não sabia o que fazer. Moisés o grande líder que havia tirado o povo hebreu do cativeiro egípcio sob grandes manifestações do Senhor Deus Todo Poderoso, acabara de falecer. O povo esperava dele (Josué) uma instrução. Estavam à beira de atravessar o Rio Jordão e assumirem a Terra Prometida. Havia muitos inimigos ali e Josué não temia só os inimigos: temia não dar conta do recado. E se não desse conta do recado, sabia que muitos dos amigos iriam se virar contra ele e o povo iria se dispersar. Era muita responsabilidade. Era muito peso em seus ombros. Por isso, ele estava lá em sua tenda, sentado, sozinho, reflexivo, perdido.
Quem apareceu para conversar com ele? Deus. E chega mais ou menos assim: 'O que você está fazendo ai? Vamos lá. Temos muita coisa que fazer'. Mas Josué não reage. Deveria estar hiper empolgado. Por 40 anos ele viu Deus agir poderosamente através da vida de Moisés. Milagres e maravilhas aconteceram de uma forma extraordinária. Ele mesmo uma vez orou e o sol parou. E agora, o Deus de Moisés estava ali com ele, em sua cabana. E o que ele faz? Continua acabrunhado, sem qualquer reação. Não consegue nem responder.
Obviamente que Deus sabia o que estava acontecendo. Ele sempre sabe. E por entender o tamanho da dor de Josué, Deus não manda mensageiro: Vai pessoalmente e lhe diz: 'Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei'.
Meu irmão e minha irmã, muitas vezes estamos vivendo o que viveu Josué. Estamos sem saber o que fazer, sem forças, nos sentindo como o mais incapaz de todas as pessoas. Qualquer decisão pode piorar tudo. Não temos forças nem para decidir qualquer coisa. Nestas horas, Deus vem pessoalmente e sussura na nossa alma as mesmas palavras que disse a Josué: 'Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei'. Cabe a nós crer na Palavra de Deus, nos levantarmos, nos enchermos de forças e avançar, conquistar e vencer. O inimigo pode se levantar; a batalha pode acontecer, mas vamos vencer. Esta é a promessa de Deus. Mas precisamos tomar posse dela. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!