BEM AVENTURADO O QUE TEME AO SENHOR - VIII
'LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.'
( Salmos 112: 1 e 9 )
Estamos quase concluindo esta série de meditações no Salmo 112. Se você ainda não leu os anteriores, temos falado sobre aquele que é feliz, muito feliz, felicíssimo, ou seja, um bem-aventurado, que é alguém que teme ou respeita a Deus e tem prazer em Seus mandamentos. Aqui está o segredo de uma pessoa bem sucedida na vida.
Hoje, quero focar no versículo 9 que começa dizendo: "Ele espalhou, deu aos necessitados;". O bem-aventurado é alguém que consegue enxergar os necessitados que estão à sua volta, se compadece deles e lhes dá o que precisam. Não é um mesquinho e avarento, que pensa só em si. Ele se dispõe a ajudar ao próximo.
O versículo continua dizendo: "a sua justiça permanece para sempre". Os atos do bem-aventurado são justos. E sabe por quê? Porque como ele tem prazer nos mandamentos do Senhor, é de lá que ele aprende os verdadeiros valores da vida. É lá que ele aprende que Deus tem prazer na justiça, e quem pratica a justiça, está guardado por Ele. Então, quem aprende e pratica os mandamentos de Deus, certamente agirá com justiça e seus atos vão permanecer para sempre. Ou seja, as pessoas vão apreciar e lembrar do que este bem-aventurado tem feito no meio de sua comunidade, em meio à sua geração.
E para encerrar, o versículo conclui: "e a sua força se exaltará em glória".
Sabe, meu irmão e minha irmã, aprendemos nas leituras que temos feito da Palavra de Deus, que o homem não tem força. Toda a força está na verdade em Deus. Mas Deus reparte de Sua força com aqueles que o temem. É por isso, que muitas vezes, pessoas que pelo conceito dos demais, não tem a mínima condição de vencer certas situações da vida, e para espanto de todos, aquele 'fraco' vence. Trata-se de uma vitória estranha de se compreender, porque a maioria olha apenas o exterior, e cada um tem sua própria definição do que deve ser o perfil de um vencedor. Mas Deus olha o interior. Ele exalta os humildes e abate os soberbos. Por isso, entendemos pela Palavra de Deus, que qualquer pessoa, que tem temor de Deus (ama e respeita a Deus), que tem prazer em Seus mandamentos, então, os pratica não por obrigação e imposição dos outros (até da religião), mas por alegria em servir a Deus. Tal pessoa tem tudo para ver nascer em si uma força onde não existe, e conquistar vitórias onde todas as apostas eram em contrário.
Que eu e você, neste dia, tomemos a decisão de sermos bem-aventurados, conforme o perfil descrito na Bíblia. Amém?
Tenha um dia abençoado e até a próxima.
.
|
Devanir Caetano da Silva
Pastor da Igreja Restauração em Cristo
Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!