FÉ NO MEIO DO MEDO – Parte I

image

' Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois estou sendo atacado por inimigos que estão sempre me perseguindo! O dia inteiro eles me atacam, e são muitos os que lutam contra mim. Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso. Confio em Deus e o louvo pelo que ele tem prometido; confio nele e não terei medo de nada. O que podem me fazer simples seres humanos? '

( Salmos 56:1-4 )

Davi começa o Salmo com esta oração: “Tem misericórdia de mim, ó Deus”. Ele estava constantemente em grande perigo e isto por causa de muitos inimigos - tanto os filisteus quanto os servos de Saul. Ele clamou a Deus, sabendo que a ajuda divina o salvaria de qualquer ameaça feita pelo homem. Ele apelou para a misericórdia de Deus, não com base no que ele poderia ou não merecer. Eu pergunto: “O que geralmente fazemos quando estamos em uma situação extremada? Oramos? Lamentamos? Reclamamos?”. Estas eram as opções de Davi, mas ao invés de elaborar uma reclamação sobre a vida difícil que estava levando, ele optou por imediatamente abrir seu coração a Deus.

Davi continua: “Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso. Confio em Deus e o louvo pelo que ele tem prometido; confio nele e não terei medo de nada. O que podem me fazer simples seres humanos?”. Que declaração fantástica. Ela não surgiu do nada. Ela não é uma frase de efeito. Ela é resultado de uma experiência muito forte. Lembra daquele menino que matou o leão e o urso, que matou Golias e depois se tornou um capitão bem-sucedido no exército de Israel? Ele não negou a presença do medo. Houve momentos em que ele temeu. Mas ele sabia o que fazer com esse medo: Proclamou corajosamente sua confiança em Deus, apesar do medo.

Davi declara que confia em Deus e O louva pelo que Ele tem prometido. Ele conhecia perfeitamente as promessas de Deus para sua vida e tinha convicção de que A Palavra de Deus é verdadeira e ia se cumprir. E o que Deus tem prometido para mim e para você? Temos a mesma convicção em Sua veracidade? Davi chama a nossa atenção para a Palavra de Deus. Sua esperança não era uma esperança cega ou um desejo lançado ao vento. Era baseado no caráter revelado de Deus e Suas promessas reveladas.

Quantas vezes falamos que confiamos em Deus. Mas como sabemos com certeza alguma coisa sobre Deus? Nós O conhecemos por meio de Sua Palavra, por meio de Sua revelação a nós. E é nesta Palavra e nesta Revelação de Deus que se baseia nossa fé. Foi assim com Davi e com todos os nossos grandes heróis e heroínas da Bíblia (sem falar em uma infinidade de tantas outras pessoas no decorrer da história, e até mesmo da nossa história. Pessoas que se tornaram nossos exemplos e inspiração).

Davi é convicto em declarar: “confio nele e não terei medo de nada”. A confiança em Deus deu a Davi a direção para uma fé maior. Ele começou confiando em Deus enquanto estava com medo, e com essa confiança recompensada ele pode dar mais um passo: NÃO VOU TEMER.

Na porção de hoje eu termino com esta declaração de Davi: “O que podem me fazer simples seres humanos?”. Nossa resposta automática a essa pergunta retórica pode ser muito prejudicial. Constantemente ouvimos histórias ou nós mesmos experimentamos uma grande dor por causa do que as pessoas fazem. Mas no contexto da confiança de Davi no Altíssimo, ele percebe que, se Deus está com ele, não importa o que o homem ou os homens façam contra ele. Davi sabia que no final de tudo, Deus prevaleceria.

Meu irmão e minha irmã, creio que este Salmo tem lições tremendas para nós. Vivemos uma época de muitas notícias ruins. O mundo está vivendo um caos e este caos está chegando (se não já chegou) para muitos de nós. Isto causa medo, aliás, muito medo. Que a fala do rei Davi sirva de inspiração para cada um de nós, e clamemos com confiança ao nosso Grande e Poderoso Deus, com a firme convicção de que nada, simplesmente nada, vai nos afastar do amor e da proteção dEle. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!