POR QUE BUSCAIS O VIVENTE ENTRE OS MORTOS?

image

' E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. E acharam a pedra revolvida do sepulcro. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. E lembraram-se das suas palavras. '

( Lucas 24:1-8 )

Domingo ainda de madrugada, antes do dia amanhecer, algumas mulheres foram ao sepulcro. Temos que perguntar: O que elas queriam fazer indo ao túmulo? A resposta é: Ungir o corpo de “Jesus”. Elas não foram ao sepulcro na expectativa de verem a sua ressurreição. A intenção era prestar uma homenagem póstuma através de um ritual fúnebre, no qual utilizavam-se perfumes e óleos aromáticos, dentre outros elementos. Era o costume daquela época. Nós temos uma proposta semelhante, aqui no ocidente, que é enviar coroas de flores, mandar mensagens de pêsames, e colocar flores em cima do corpo. Isto faz parte de um ritual em que o ente querido é “bem tratado” e a morte é legitimada. Voltemos ao texto: Se aquelas mulheres estivessem na expectativa da ressurreição, conforme Jesus afirmou que ocorreria, por diversas vezes, antes de ser preso e morto, a atitude delas seria outra.

Lá chegando, a primeira visão foi da pedra que fechava a boca do túmulo fora do lugar. Entraram e o corpo não estava lá. Elas ainda perplexas com tudo aquilo, sem entenderem o que estava acontecendo, surgem dois varões com roupas resplandecentes (dois anjos) e lhes perguntam: “Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite”.

O que fez com que aquelas mulheres saíssem do sepulcro jubilosas e felizes? A lembrança das Palavras de Jesus. Sim: Jesus havia dito que seria assim, mas naquela ocasião ninguém estava preparado para entender isso. Foi essa a mensagem que os anjos anunciaram. Foi A Palavra que ergueu novamente aquelas cabeças e devolveu o gozo àqueles corações. Elas não viram a Jesus, mas foram renovadas pela Palavra guardada em seus corações. E assim também é conosco. Quando não desistimos de buscar Jesus, mesmo quando nossa esperança parece estar morta, a salvação virá. Haverá o momento em que seremos surpreendidos pela certeza daquilo que não vemos, pela fé em um DEUS FIEL E JUSTO.

Sabe qual foi a grande notícia? JESUS RESSUSCITOU. ELE ESTÁ VIVO. Acontece que Jesus não apenas ressuscitou. Outras pessoas também ressuscitaram, por exemplo: O filho duma viúva (Lucas 7.11-15); A filha do Jairo (Lucas 8.41-42; 49-55); Lázaro (João 11.1-44); Muitos santos que haviam morrido, depois da morte de Jesus (Mateus 27.52); Tabita ou Dorcas (Atos 9.36-43) e Êutico, o jovem que dormiu e morreu durante o sermão de Paulo (Atos (20.9-10). Mas a ressurreição de Jesus não era como outras que a precederam e a sucederam. Todas as outras pessoas na Bíblia (e fora dela!) que foram ressuscitadas eventualmente morreram de novo. Jesus entretanto, ESTÁ VIVO, para sempre. ALELUIA! Esta é a nossa grande garantia de uma Vida Eterna com Deus.

Meu irmão e minha irmã, vamos olhar com carinho o texto de hoje e ter consciência de que até mesmo a simples lembrança das palavras de Jesus Cristo torna-se muitas vezes uma fonte de conforto e apoio para aqueles que estão aflitos ou tentados. Sabe por quê? Porque Suas palavras são PALAVRAS DE VIDA ETERNA. Tudo o que Ele falou, tudo o que Ele ensinou, tudo o que Ele prometeu são a mais pura VERDADE e VIDA para todos os que nEle crê. Vamos viver estas Palavras de Jesus? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web