DAI A DEUS O QUE É DE DEUS

image

' E os principais dos sacerdotes e os escribas procuravam lançar mão dele naquela mesma hora; mas temeram o povo; porque entenderam que contra eles dissera esta parábola. E, observando-o, mandaram espias, que se fingissem justos, para o apanharem nalguma palavra, e o entregarem à jurisdição e poder do presidente. E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus. É-nos lícito dar tributo a César ou não? E, entendendo ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que me tentais? Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se. '

( Lucas 20:19-26 )

Somos seres sociais, ou seja, vivemos em uma sociedade e portanto, temos certas obrigações para exercermos uma convivência saudável. Toda sociedade tem suas regras, suas leis e as pessoas que fazem parte desta sociedade precisa respeitar estas regras e leis e cumprir com suas obrigações, para que o "todo" funcione.

Diz o texto de hoje que os sacerdotes como não conseguiram fazer Jesus calar, então introduziram espias no meio da multidão que seguia Jesus, com o objetivo de encontrar algum deslize em suas palavras ou atitudes. Mesmo que este deslize fosse provocado. E foi o que fizeram. O Império Romano dominava o mundo da época. O povo judeu como tantos outros eram subjugados pelo Império e tinham que pagar impostos (além de muitas outras obrigações). Então, um daqueles espias vem com uma falinha mansa, elogiosa, que enganaria qualquer um que se deixasse levar pelos elogios. Mas não Jesus. Disseram: “Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus. É-nos lícito dar tributo a César ou não?”. Olha a astúcia do inimigo. Diante de todos elogia, com o intuito de deixar a pessoa envaidecida. E quando alguém está se sentindo assim, baixa a guarda e é onde mora o perigo, porque não percebe as más intenções dos opositores. Se Jesus dissesse que não era licito pagar impostos, estes diriam que Jesus na verdade queria incitar o povo a uma rebelião contra Roma. Se dissesse que era lícito, diriam ao povo que Jesus era a favor de todo aquele sofrimento que o povo vivia nas mãos de um imperador tirano. Mas o que Jesus disse? “Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”

Com esta resposta, além de calar seus opositores, Jesus está ensinando duas coisas: (1) Como cidadãos de uma sociedade, devemos cumprir com nossas obrigações sociais para que o todo funcione bem. Isto é na sociedade em suas diversas áreas: é na empresa onde trabalhamos, é na escola onde estudamos, é nos locais públicos ou privados que visitamos, é na igreja que frequentamos, é na família da qual fazemos parte. Como membro de algum grupo ou entidade, devemos cumprir com nossa parte e tudo ficará bem. Isto é o dar a Cesar o que é de Cesar. (2) Somos seres religiosos e como tal, devemos cumprir com nossas obrigações também. Todos os religiosos deveriam aprender e praticar a respeitar a fé do próximo, mesmo que nos pareça estranho certas práticas. Antes de criticar ou condenar, devemos entender o porquê daquela fé. Infelizmente não é isso o que acontece. São raras exceções dos que sabem respeitar o outro. Mas o ponto chave aqui é DAR A DEUS O QUE É DE DEUS. Jesus está falando de uma relação vertical: O homem e Deus e não de uma relação horizontal: O homem com o homem.

Quero me ater aqui ao cristão. Vou deixar de lado outras formas de fé, até para facilitar esta meditação. O cristão é aquele que é um seguidor de Cristo. Como cristão, aprende-se que existe um Deus Pai, um Deus Filho e um Deus Espírito Santo. O Deus Filho veio em forma humana, passou entre nós por 3 anos e meio e ensinou ou reensinou os mandamentos de Deus Pai e de como o homem poderia voltar a ter um relacionamento sério com Deus. Infelizmente tanta religião terminou por desvirtuar os ensinos de Deus. Jesus pagou o preço da reconciliação do pecador com seu Criador, na Cruz do Calvário, depois de 3 dias ressuscitou e voltou para o Céu. Mas antes prometeu que iria voltar e buscar todos aqueles seus discípulos para que vivessem a eternidade juntos. Muito bem. Todos nós aprendemos isso. O tempo foi passando e muitas outras religiões foram surgindo e o homem foi novamente perdendo esta relação harmoniosa com Deus. A maioria dos cristãos tem aprendido a ter uma relação com sua religião e não com seu Deus. O triste é que muitos não entendem a diferença. Voltemos ao ponto.

Quando Jesus diz para DAR A DEUS O QUE É DE DEUS, é muito mais do que ir aos cultos e lá na igreja prestar algum serviço ou louvor ou adoração. Multidões tem ido aos templos, mas Jesus está falando de QUALIDADE DE CULTO ou QUALIDADE DE ADORAÇÃO. Devemos separar um tempo no nosso dia a dia, seja apenas alguns minutos, mas que seja com QUALIDADE. Vou citar um exemplo que ouvi ontem: Se formos convidados para ir a uma festa de aniversário, vamos nos esmerar na roupa, no cuidado pessoal, vamos nos arrumar e se der até separar um tempo para comprar um presente. Um presente que agrade ao aniversariante. Queremos fazer o melhor para quem achamos que merece nosso melhor. Se não fosse assim, nem iríamos naquela festa. Mas alguém que nos é importante, merece o nosso melhor. E por que para Deus não é assim? Por que para Deus não vamos nos esmerar e fazer o melhor? DAR A DEUS O QUE É DE DEUS é dar o nosso melhor e com qualidade. Esta fala de Jesus naqueles dias ecoa através do tempo até nós hoje.

Meu irmão e minha irmã, vamos pensar nesta fala de Jesus e avaliar que tipo de culto estamos prestando a Deus. Devemos avaliar a qualidade de tudo o que estamos dando a Deus. Se não tem sido o melhor do melhor, então está na hora de melhorar o nosso culto, o nosso louvor e a nossa adoração. Vamos fazer isso? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web