QUEM NÃO QUER SABER DE DEUS, REJEITA TANTO OS SERVOS COMO O FILHO

image

' E começou a dizer ao povo esta parábola: Certo homem plantou uma vinha, e arrendou-a a uns lavradores, e partiu para fora da terra por muito tempo; E no tempo próprio mandou um servo aos lavradores, para que lhe dessem dos frutos da vinha; mas os lavradores, espancando-o, mandaram-no vazio. E tornou ainda a mandar outro servo; mas eles, espancando também a este, e afrontando-o, mandaram-no vazio. E tornou ainda a mandar um terceiro; mas eles, ferindo também a este, o expulsaram. E disse o senhor da vinha: Que farei? Mandarei o meu filho amado; talvez que, vendo, o respeitem. Mas, vendo-o os lavradores, arrazoaram entre si, dizendo: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, para que a herança seja nossa. E, lançando-o fora da vinha, o mataram. Que lhes fará, pois, o senhor da vinha? Irá, e destruirá estes lavradores, e dará a outros a vinha. E, ouvindo eles isto, disseram: Não seja assim! '

( Lucas 20:9-16 )

O capítulo 20 começa dizendo que Jesus estava no Templo ensinando o povo e, de repente, chegam os sacerdotes, escribas e anciãos questionando-o sobre quem lhe dera autoridade para fazer o que fazia. Jesus devolve uma pergunta e o impasse se instala. Então Jesus conta uma parábola.

Nesta parábola Jesus fala de certo dono de vinha que arrendou suas terras para uns lavradores e partiu para longe. No tempo oportuno, enviou um, dois, três servos cobrando a sua parte dos frutos da terra. Mas a todos os lavradores espancaram, como se não devessem nada ao dono da terra. Esqueceram do trato e compromisso que havia sido feito lá atrás. O dono da vinha envia seu filho, imaginando que seria respeitado. Mas o resultado foi pior: mataram o filho. O que merecem aqueles trabalhadores? Jesus diz que seriam destruídos e a vinha seria dada a outros.

Os sacerdotes entenderam o significado da parábola. Jesus estava sendo muito claro em suas palavras. O dono da vinha era Deus Pai. Os lavradores eram os sacerdotes que receberam a incumbência de cuidar da terra e da vinha (o cuidado espiritual do povo de Deus). Os servos enviados pelo dono da vinha eram os profetas. O filho era Jesus, que no final, foi morto por conta das tramas dos sacerdotes. O que fez Deus Pai? Passou a incumbência do cuidado espiritual das pessoas para a Igreja.

Voltando à parábola, os lavradores se perderam porque esqueceram quem era o dono da terra e qual o seu papel naquela situação. Havia um acordo, que fora quebrado. No passado, os líderes religiosos esqueceram que eram apenas trabalhadores do dono da terra e tomaram posse da terra e do fruto, como se tudo fossem deles, esquecendo quem era o verdadeiro dono de tudo. E no presente, como estão as coisas religiosamente falando? Será se cada líder religioso tem uma relação de compromisso e respeito para com o dono de tudo, que é Deus Pai, da mesma forma como aqueles líderes do passado? Será se os líderes de hoje tem tratado os profetas deste tempo como o fizeram aqueles líderes do passado? Será se os líderes de hoje tem tratado Jesus como os líderes do passado? Será se o povo em geral tem tratado as questões espirituais e suas relações com Deus como o povo do passado?

Meu irmão e minha irmã, corremos o risco de repetir o erro dos antigos e dos nossos antepassados. Corremos o risco de ver a história se repetindo em nossa vida. A grande lição da história é nos mostrar os erros e acertos de quem já passou, para corrigirmos nossas atitudes e não errarmos como os que já erraram. Que neste dia possamos refletir sobre tudo o que a Bíblia que é a Palavra de Deus nos tem ensinado, para tomarmos o cuidado de honrar o compromisso que Deus nos confiou e sermos servos responsáveis, pois um dia Ele pedirá conta de tudo o que deixou em nossas mãos. E o que haveremos de falar? Que sejamos aprovados naquele dia. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web