O CEGO QUE ENXERGAVA MAIS DO QUE OS NÃO CEGOS

image

' E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus. '

( Lucas 18:35-43 )

Provavelmente você já deve ter lido ou ouvido várias vezes a história do cego de Jericó. Eu também. Mas uma coisa me surpreende neste cego: Ele enxergava mais do que muita gente que não era cega. E como posso dizer uma coisa dessas?

Jesus já estava exercendo seu ministério há algum tempo. E o que fazia parte deste Ministério de Jesus? Vamos relembrar: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos”. (Lucas 4:16-21). Esta profecia de Isaías se referia ao Messias de Deus ou ao Ungido de Deus, também designado de O Filho de Davi. Por séculos o povo de Israel esperava que aparecesse o Messias. Jesus veio, começou a pregar, a ensinar, a curar e a ressuscitar pessoas. Alguns se admiravam de Deus ter levantado tão poderoso profeta naqueles dias. A maioria no entanto, de Fariseus a pessoas comuns, duvidavam. Aqueles que recebiam algum milagre seguiam a Jesus e davam glórias a Deus. Outros o seguiam por curiosidade. E tinha ainda aqueles que o seguiam para encontrar algo para difamá-lo. Jesus sabia de tudo isso. Mas, Ele tinha uma obra a ser realizada.

Certo dia, Jesus estava passando perto de Jericó. Uma multidão o seguia. Ele tinha um destino e as pessoas o acompanhavam. Obviamente que, onde tem muita gente andando juntas, faz barulho. Tem muita conversa. E lá estava um cego que todos os dias se assentava na beira da estrada à espera de alguma alma caridosa que lhe desse uma moeda. Mas naquele dia ele percebeu que passava ali uma grande multidão. Então, começou a perguntar: "Ei gente, o que está acontecendo? Que barulheira é esta?". E alguém respondeu: "É Jesus de Nazaré que está passando". Fico imaginando a cara de alegria daquele cego. Deve ter dado um grito, tipo: "Iupi ... chegou meu dia". Talvez quem estivesse mais perto não tenha entendido o tamanho da empolgação daquele homem miserável, mas ele entendia muito bem o que estava acontecendo. Por isso começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”.

Talvez nós, brasileiros, 2000 anos depois, tão acostumados com esta história, não tenhamos aprendido sobre o que realmente se passava com aquele cego e com aquela cena toda. Quando o cego chama Jesus de Filho de Davi, ele estava reconhecendo que Jesus era o verdadeiro Messias. Ele viu o que a maioria ali não conseguiu enxergar. As pessoas que estavam à sua volta começam a repreendê-lo. Não tanto porque estava gritando. No meio daquela balbúrdia toda, um grito a mais ou a menos não faria qualquer diferença. Então, o que estava incomodando aquelas pessoas era a declaração do cego de que Jesus fosse o Messias. Então, o que fazem? Os que iam passando, repreendiam-no. Tipo: "Cale a boca. Fique quieto. Pare com isso". Mas enquanto mais o mandavam calar, mais ele gritava: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”.

Jesus ouviu. JESUS SEMPRE OUVE. Não importa o tamanho do barulho entre nós e Ele. JESUS SEMPRE OUVE. Mas quando Jesus ouve, Ele age. O que fez? Mandou que levassem o cego até Ele e lhe perguntou: “Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus". Note que Jesus diz: “Vê; a tua fé te salvou”. Jesus não deveria dizer: “Vê; a tua fé te curou?”. Jesus não vê por partes: Ele vê o todo. Jesus sempre vê o homem por completo. Ele não quer apenas curar o físico: Ele quer curar a alma e o espírito. Jesus quer ver as pessoas curadas de suas enfermidades, de suas crises, mas principalmente de sua perdição ou morte eterna. Jesus quer dar vida para quem deseja tê-la. Mas muitas pessoas agem como boa parte daquela multidão. Quando alguém começa a gritar que Jesus o Nazareno, o Filho de Davi, o Messias, o Filho de Deus, está passando, querem calar a voz do que clama. Não reconhecem o verdadeiro significado e importância de Jesus. Não reconhecem o Ministério de Jesus, que veio ensinar, curar e salvar o perdido.

Meu irmão e minha irmã, que neste dia nossa voz possa gritar que Jesus, o Filho de Deus, está passando e quem deseja ser curado e salvo, deve aproveitar a oportunidade. Vamos fazer isso? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web