QUEM NÃO É FIEL NO POUCO, NÃO O SERÁ NO MUITO

image

' Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. '

( Lucas 16:10-13 )

O texto de hoje é muito interessante. O Capítulo 16 de Lucas toca em 4 assuntos, sendo os dois principais a história de um Administrador Infiel e a história do Rico e Lázaro. Vou comentar sobre a primeira história. Vivemos dias em que muitas pessoas que ocupam a posição de Administradores em tantas e tantas áreas e instâncias da sociedade, muitas vezes tem demonstrado serem infiéis, talvez porque achem que não terão de prestar contas e outras vezes porque quem lhes cobra a prestação de contas é alguém tão corrupto e infiel quanto elas mesmas. Mas seja como for, mais dia menos dia, todos nós haveremos de prestar contas sim, a alguém que vai exigir uma prestação de contas real. E quem será este? O SENHOR DOS SENHORES: JESUS CRISTO.

Mas vamos seguir nossa história de hoje. Jesus conta a seus ouvintes que um certo homem rico tinha um administrador e ouviu dizer que este estava roubando, então, ele indignado, chamou o seu empregado e pediu a prestação de contas de tudo o que estava em suas mãos. O administrador arguido, foi-se e conversando consigo mesmo dizia: "E agora? O que vai ser de mim quando ficar desempregado? Não tenho condições de trabalhar na terra e tenho vergonha de pedir esmolas. Tenho que encontrar uma saída. Já sei!!!"

Este administrador chamou os principais devedores de seu patrão e faz uma 'negociata' com eles. Diminuiu consideravelmente o valor da dívida. Desta forma, aqueles devedores estavam agora numa 'dívida' com aquele administrador. Esta é a base de toda a corrupção: Um fica na mão do outro e assim, vão se perpetuando os negócios errados, roubando do credor e dividindo a diferença entre o devedor e o administrador infiel.

Jesus diz que o homem rico ficou admirado com a atitude de seu empregado. Note-se que esta admiração não é por algo bonito ou louvável, mas pela sagacidade para se fazer o que é errado. Nós mesmos, vez por outra, ficamos admirados em ver como certos criminosos são engenhosos em seus planos e execução. Não é mesmo? Então foi este o tipo de admiração daquele patrão. Jesus então conclui com:

“Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.

Sabe, em toda a Bíblia mostra-se um Deus sempre indo atrás do homem, avisando dos perigos do pecado e da morte. Sempre mostrando que há um caminho da reconciliação e vida. A escolha é do homem. Mas tem dois textos que mostram que Deus há de deixar as pessoas obstinadas a seguirem seus caminhos: “E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm”. (Romanos 1:28) e “Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda”. (Apocalipse 22:11). Ambos deixam claro que chegará o momento em que Deus se calará e cada um assumirá de fato o que é, sem qualquer desculpas. Então, quem é fiel será sempre fiel, não importando as circunstancias e da mesma forma quem é infiel será infiel, também não importando as circunstâncias.

O que me chama a atenção no final do texto de hoje é que, muitas vezes pensamos que Jesus está comparando o patrão a Deus que pede de seu administrador (que seria nós) a prestação de contas. Neste texto Jesus diz que há dois senhores: Deus e Mamom. Quem serve a Mamom não serve a Deus e quem serve a Deus não serve a Mamom. É um ou outro. E cada senhor tem sua própria maneira de encarar as coisas.

Meu irmão e minha irmã, é hora de outra introspecção e auto-avaliação e assim chegarmos num resultado de como temos agido como administradores daquilo que Deus tem colocado em nossas mãos. Peço desculpas se as vezes eu fico repetindo estas coisas, mas é algo que muito me preocupa. Não sabemos a que dia e hora o Nosso Senhor Jesus Cristo há de voltar. E como vai nos encontrar? Vamos pensar nisso. Ok ?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web