NÃO BASTA ANDAR POR PERTO: É NECESSÁRIO ENTRAR PELA PORTA

image

' E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele vos responderá: Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. '

( Lucas 13:23-28 )

Chegamos ao Capítulo 13 e os assuntos que o Evangelista Lucas está tratando, estão ficando cada vez mais sérios e complicados. Por exemplo, Jesus adverte as pessoas a se arrependerem para não perecer. Nos dias de Jesus, como nos dias de hoje, parece que, ou os ouvintes não estão entendendo ou não estão interessados em entender. Jesus conta então uma pequena Parábola de um homem que por 3 anos não encontrou frutos em sua Figueira e como ele reagiu a isso. Depois Ele cura uma mulher que, por dezoito anos, sofria de uma grave doença. Ele, como sempre, é criticado e faz seus opositores ficarem envergonhados. Depois Ele faz duas comparações ao Reino de Deus e chegamos no texto que separei para nossa meditação de hoje. Mas não se esqueça de ler todo o capítulo 13, ok ?

Alguém fez 'a pergunta mais importante da vida' para Jesus: “São poucos os que se salvam?”. Em todas as épocas e em todas as culturas, há uma preocupação com a vida pós morte. Alguns não acreditam que exista vida pós morte, portanto, não tem crise quanto ao tema. Mas muitos tem acreditado em diversas possibilidades desta possível vida pós morte. E a maneira como cada um trata deste assunto, faz com que seu comportamento de vida se dirija para cá ou para lá. Há quem acredita que terá oportunidade de “pagar” pelos pecados cometidos antes de uma sentença final de Deus, então, esta crença faz com que a pessoa tenha uma vida mais leve e se permita errar aqui e ali. E aqueles que acreditam que não tem chance no meio do caminho, ou seja, o que fez aqui determinou o que será lá, faz com que esta pessoa leve a vida de uma forma mais pesada.

Lembro de um vizinho que tive há muitos anos. Ele gostava de ficar discutindo religião. Ele achava que os evangélicos tinham uma vida muito chata, porque não pode isso, não pode aquilo e por isso, não vivem. Ele não pensava assim. Ele curtia a vida o máximo que podia. Eu não via a vida e nem a religião daquela forma. Minha religiosidade era baseada em uma escolha. Não era por medo ou por proibição. Quando adolescente já comecei a observar a vida das pessoas. Tinha colegas que ou o pai ou a mãe era alcoólatra. Essas pessoas sofriam demais. Por que então eu desejaria enveredar pelo caminho da bebida se já sabia do sofrimento de quem estava vivendo aquilo? Tinha colegas que se envolveram com roubos. Quem não foi preso, foi morto. Por que então eu desejaria enveredar pelo caminho do crime se já sabia do sofrimento de quem estava vivendo aquilo? E os exemplos eram diversos. Então disse para meu vizinho: "Você escolheu o tipo de vida que te agrada?". Ele respondeu sim. Repliquei: "Eu também. Então, tanto eu como você estamos felizes por nossas escolhas. Se quando a vida acabar, não tiver nada lá, então nós dois saímos no lucro, porque ambos estão felizes com a vida que leva aqui neste mundo. Mas, se quando a vida acabar, tiver algo lá, então, eu espero ficar bem, porque estou seguindo aquilo que a Bíblia diz que é o certo". A discussão sobre religião não leva a lugar algum. Talvez só à inimizade. E inimizade não é um bom testemunho.

Voltando ao texto bíblico. A resposta de Jesus para aquele homem foi direta, porque o assunto era sério. Jesus diz que as pessoas devem se esforçar por entrar pela porta estreita. O que quer dizer isso? Jesus disse: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (João 10:9). Jesus é a porta estreita, porque seus discursos e ensinamentos levam para uma vida séria com Deus. Mas a maioria das pessoas quer uma vida suave e sem maiores compromissos. Essas pessoas erram a porta. Jesus continua: “Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele vos responderá: Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade”. O que Jesus está dizendo? Enquanto a porta estiver aberta, todos podem entrar por ela. A mensagem sobre o Reino de Deus está sendo amplamente pregada e as pessoas podem dar ouvidos ou não. Quem der ouvidos e entrar pela porta, será salvo. E quem não der ouvidos e não entrar pela porta, ficará de fora. O “pai de família” a que Jesus se refere é o Pai Celestial. Quando o Pai Celestial fechar a porta, o tempo acabou. Quem entrou, entrou e quem não entrou ficou de fora. E qual é o resultado para quem ficou de fora? “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.”

Meu irmão e minha irmã, o assunto é sério. Acredito que todos nós queremos entrar pela porta e garantir estar na vida eterna. Mas acredito também que queremos ver nossos parentes e amigos lá também. O nosso papel é compartilhar, da melhor maneira possível. A escolha é de cada um. Devemos falar quando possível, mas a melhor pregação é sempre o testemunho. Infelizmente nos dias de Jesus haviam muitos religiosos que davam um péssimo testemunho. E o mesmo ocorre hoje. Ser membro da Igreja A, B ou C não quer dizer nada. O que importa é se estamos ouvindo a voz de Jesus e seguindo seus conselhos e mandamentos. Vamos viver de uma forma digna e que agrade ao Nosso Senhor Jesus Cristo?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web