QUE APROVEITA AO HOMEM GANHAR O MUNDO E PERDER SUA ALMA?

image

' E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Por que, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos. '

( Lucas 9:23-26 )

Antes de mais nada quero te perguntar: Você está lendo o Evangelho de Lucas? Cada dia um capítulo. Hoje estamos no capítulo 9. Em cada capítulo existem muitas histórias interessantes, que, com certeza, vai acrescentar muito ao nosso conhecimento e à nossa fé. Não deixe de ler. Ok ?

Das diversas histórias de hoje, quero destacar esta parte de um dos discursos de Jesus. O contexto era sobre a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos sobre quem dizia o povo ser Jesus. Haviam várias respostas e diante destas respostas Jesus faz a declaração:

1- "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará". Mas, o que significa NEGAR A SI MESMO? Negar a si mesmo significa fazer o mesmo que Jesus fez: renunciou o fato de ser Deus, e poder escapar da morte, e entregou-se à missão que o Pai o designou (Leia Mateus 26:51-54; João 18:10,11; Filipenses 2: 5-8). Da mesma forma, nós precisamos entregar a direção de nossa vida a Deus e considerar que Ele tem o controle dela. Não somos mais nós que “ditamos as regras”, mas devemos estar prontos a viver para aquilo que Deus nos designar. Muitas pessoas se assustam com a ideia de Deus as chamar para ser Missionário ou coisa assim. Eu te pergunto: Por que Deus te chamaria para ser missionário? Deus pode te chamar para ser um bom empregado ou um bom patrão. O que Ele deseja é que você seja uma boa testemunha do Amor e do Poder dEle. O resto é detalhe. Tomar a sua cruz significa identificar-se com Cristo, com sua missão, com seus sofrimentos e a perseguição e rejeição que Ele sofreu por causa do evangelho. Em outras palavras é aceitar ser humilhado por aqueles que não entendem o amor de Deus e mesmo assim amá-los. Seguir a Cristo significa viver como Ele viveu, ir onde Ele iria (ou onde nos enviar), pregar a mensagem que Ele pregou e dar o exemplo que Ele deu. Não é necessário ser um Pastor ou Evangelista ou outra coisa parecida para se pregar a Palavra. Qualquer pessoa pode, no seu dia a dia, tendo oportunidade, dar o testemunho do que Deus tem feito em sua vida. Isto é pregar a Palavra.

2- "Por que, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?". Que adianta ter o carro do ano, a casa dos sonhos, filhos, saúde, festas, badalações, sorrisos, popularidade, nome conhecido, fama, sucesso, roupa fina, viagens, bens, bolsas, sapatos caros, casamento, tudo que o dinheiro pode comprar e que aparentemente sacia o ego e o consumismo e perder sua alma ? Perder sua alma é morrer sem entregar sua vida a Deus e ter morte eterna. A vida aqui na terra tem prazo certo, vamos morrer, mas a eternidade é para sempre. Perder a alma é viver nesse mundo apegado ao que é material, passageiro e do seu próprio interesse e não ter interesse nos valores eternos de Deus nem ama-lo acima de tudo. Perder a alma é se apegar a uma religião e achar que por ela ou por seu esforço próprio você pode ser justificado e chegar até Deus, enquanto o próprio Jesus declarou que Ele é o único meio de se chegar até Deus e que não existe outra maneira: nem boas obras, nem boas intenções, nem justiça própria, nem uma vida moralista e legalista, nem religião alguma, nem nenhuma instituição, nem cumprimento de regras e leis, nem nenhum esforço humano é capaz de aproximar o homem de Deus. Perder a vida é não conhecer Jesus pois só Ele nos justifica, nos redime, nos dá nova vida, a Vida Eterna com Deus. "Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste". (João 17:3)

3- "Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos". Eu não sei qual das três partes é a mais complicada. Mas tenho visto muita gente ter vergonha de Jesus. Não assume uma fé publica, por vergonha de ser humilhado pelos colegas. Não assume a sua fé em Jesus quando alguém está precisando de uma palavra ou de uma oração. Se faz uma oração, é escondido, no secreto. Jesus espera que o assumamos diante dos homens, sem medo e sem qualquer vergonha, porque Ele, Jesus, promete que não vai ter vergonha de nós diante de Deus Pai e de seus anjos. Já pensou nisso?

Meu irmão e minha irmã, vamos rever a prática de nossa fé. Vamos dar ouvidos ao que Jesus tem nos ensinado e nos solicitado a fazer. Vamos viver uma vida digna de um verdadeiro seguidor de Jesus e, acima de tudo, que em momento algum, tenhamos vergonha de nos declarar CRISTÃOS, ou seja, discípulo de Jesus Cristo. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web