QUEM É MAIS PERDOADO, MAIS AMA

image

' E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. '

( Lucas 7:40-43 )

O Capítulo 7 de Lucas nos conta diversas histórias. Começa com a cura do servo de um Centurião, depois com o filho de um viúva que foi ressuscitado, e também João Batista que ficou na dúvida e por fim, Jesus vai jantar na casa de um Fariseu.

Naqueles dias, era costume quando uma pessoa importante ia almoçar ou jantar na casa de alguém, o anfitrião deixava as portas e janelas abertas, para que todos pudessem ver que ele era estimado por aquela pessoa importante. Não deixava de ser uma maneira de se ostentar diante dos vizinhos e amigos. Mesmo assim, Jesus aceitou o convite. Havia algo importante que Ele queria ensinar naquela ocasião.

Pois bem, entre os convidados e visitantes não convidados, entrou uma mulher PECADORA e esta se colocou aos pés de Jesus e os lavava com suas lágrimas; os enxugava com seus cabelos e derramou depois sobre seus pés um unguento de muito valor. O fariseu anfitrião, falou em seus pensamentos: "Se este fosse um verdadeiro profeta, saberia quem é esta mulher pecadora que está lhe tocando. Mas Jesus era muito mais do que um profeta. E sabedor dos pensamentos daquele fariseu, lhe diz: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem".

A resposta do fariseu foi acertada. Jesus então mostra que ele, o anfitrião, cometeu as maiores gafes que alguém em sua posição poderia cometer. Veja o restante da conversa: "E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama". (Lucas 7:44-47).

Sabe o que é mais estranho? Conforme a narração dos demais evangelistas, este fariseu era Simão, que já tinha sido leproso mas foi curado por Jesus. Veja que situação. Simão, enquanto leproso, teria que viver longe da família e longe de suas atividades profissionais e religiosas. Por que? Porque um leproso era considerado impuro pela religião e teria de viver afastado da sociedade. Geralmente os leprosos andavam com um sininho no pescoço e quando viam pessoas, tinham que gritar: SOU LEPROSO, para que as pessoas ficassem longe. Que vida triste e sofrida. Mas, este Simão encontrou com Jesus e foi curado. O que ele faz? Convida Jesus para jantar em sua casa e convida todos os seus amigos. Ele quer comemorar a sua restauração de vida. Mas, parece que esqueceu de algumas coisas importantes.

Como ele poderia duvidar de Jesus de ser um verdadeiro profeta ou não? O que aconteceu em sua vida não era prova suficiente? Mas quando passou a sua crise, a sua dor, ele se esqueceu do amor e da misericórdia e voltou a ser aquele velho fariseu, religioso e legalista. É por isso que Jesus quando confronta Simão, lhe fala sobre receber perdão e a retribuição através do amor. Qual foi a conclusão? QUEM É MAIS PERDOADO, MAIS AMA. E QUEM É MENOS PERDOADO, MENOS AMA. A questão aqui é que Simão não se sentia tão devedor a Deus, portanto, o perdão que recebeu de Deus ao ser curado, não lhe causou tanto impacto na alma. Mas aquela mulher pecadora, que também era rejeitada pela sociedade e não conseguia ter uma vida normal, ao ser perdoada, tinha muito amor e gratidão a oferecer. Ela não se importou com a opinião dos outros. Ela simplesmente manifestou a sua gratidão a Jesus.

Meu irmão e minha irmã, o quanto temos sentido que somos devedores a Deus? O quanto temos sentido que somos pecadores? O quanto sentimos o tamanho do amor e perdão que temos recebido de Deus? A resposta a estas perguntas vai determinar o quanto amaremos a Deus, a Jesus e às demais pessoas. A resposta a estas perguntas vai determinar o quanto estamos dispostos a sermos misericordiosos com os demais pecadores. Vamos repensar isso?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web