QUEM ESTÁ DISPOSTO A OUVIR E CRER EM JESUS?

image

' E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. '

( Lucas 4:24-28 )

O Capítulo 4 de Lucas tem várias histórias. Não perca a oportunidade de ler todas. Mas quero destacar este momento em que Jesus estando na Sinagoga de sua cidade natal, Nazaré. Todos o conheciam ali. Afinal, ele passou toda sua vida naquele lugar. Mas quando Jesus iniciou seu Ministério, pregando, ensinando, curando e libertando pessoas em todas as partes, era de se esperar que fizesse milagres ali também. Mas eles não aconteceram. E por que não? Veja o que Jesus lhes responde:

E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.

O que o povo fez depois desta fala? Se encheram de ira. E por quê? Preste atenção no que estava acontecendo. Quando Jesus conta a história de Elias e de Elizeu, ele cita que Deus enviou aqueles dois profetas para lugares onde pessoas creram neles. Em suas cidades, as pessoas não acreditavam. Por isso o ditado: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. A falta de fé impede os milagres de acontecerem. Mas outra coisa irritou tremendamente aquelas pessoas: Serem denunciados que não tinham fé porque não acreditavam nele (Jesus) como um enviado de Deus: Nem como Profeta e nem como o Messias.

Nós conhecemos a história toda de Jesus e sabemos que mais adiante, aquelas pessoas e muitas outras, desejam a morte de Jesus porque não aceitaram que ele pudesse ser o Filho de Deus. Resultado? Foi crucificado. (Mas sobre isso falaremos outro dia).

Eu pergunto: Quantos creem em Jesus como o Filho de Deus? Quantos creem em Jesus como seu Salvador pessoal? Quantos creem em Jesus como Seu Senhor? Antes que você responda EU CREIO para as três perguntas, quero que você entenda o que significa a palavra CRER.

Conforme o Dicionário Vine , a palavra "crer" (pisteuõ), significa "[...] também "ser persuadido de", e, por conseguinte, "por a confiança em, confiar", significa, neste sentido da palavra, confiança e não mera crença [...]". Conforme o Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, na literatura clássica grega, "[...] Com referência a pessoas, pisteuõ significa "obedecer" [...]". Por conseguinte, crer é “entender e confiar” plenamente na obra redentora do Senhor Jesus, o Cristo, assim como também “obedecê-lo” em tudo.

Muitas pessoas tem uma CRENÇA em Jesus. Uma crença em que Jesus é o Filho de Deus que veio aqui na Terra e morreu numa cruz, por todos os pecadores. Mas o que esta crença faz de mudança na vida da pessoa? Agora CRER é acreditar no que diz as Escrituras Sagradas, a Bíblia, e que ela é verdadeiramente a Palavra de Deus. É crer e obedecer aos mandamentos de Jesus e ter sua vida transformada porque assume um compromisso com Deus. Está aí a diferença entre CRENÇA e CRER. E foi isso o que irritou aquelas pessoas da cidade de Nazaré.

Meu irmão e minha irmã, que neste dia, possamos rever o tamanho da nossa fé: Se é apenas uma crença ou se de fato temos um compromisso com Deus e por isso podemos dizer que EU CREIO na obra de Jesus e vivo para Ele. Vamos fazer isso? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web